12/08/2013
Localizado entre os km 20 e 21 da Raposo Tavares sentido São Paulo, o Condomínio Gramado está perdendo parte de sua identidade. E Cotia, como um todo, fica sem mais uma área verde. E tudo com autorização dos órgãos públicos.
Na estrada que dá acesso ao condomínio está sendo construído o complexo residencial Harmonia, uma mistura de pequenas casas e apartamentos com 199 unidades. Em nome dessa obra no fim da semana passada foram cortadas mais de 100 árvores, muitas delas antigas e nativas. Cerca de 20 homens com motosserras passaram um dia inteiro enchendo a caçamba de três caminhões com as árvores cortadas. Os responsáveis mostraram autorização para o corte, informando que será feita a compensação ambiental. Onde e quando? Não se sabe.
Inconformados, os moradores das imediações fotografaram o ato. Por questões de segurança, a identidade deles será preservada. Representantes da empresa que executou o serviço informaram aos moradores que as árvores esconderiam a fachada do empreendimento. Veja o álbum de fotos.