TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cuidados e solidariedade Demorou mas chegou.

24/07/2013








Demorou mas chegou. O frio está aí e, segundo os meteorologistas veio para ficar. A estação pede cuidados com a saúde e algumas mudanças de hábitos. É hora também de olhar para o fundo do armário em busca daquele agasalho em bom estado que saiu da moda ou não se gosta mais. Há vários postos de doação em Cotia. Quem também merece cuidados nessa época são os animais de estimação, tanto os que estão em casa quanto nas ruas. Os pelos protegem mais que a pele humana, mas nem tanto quando o frio aperta.

Saúde

Andar bem agasalhado é premissa básica. Sem esquecer das extremidades do corpo como dedos, orelha e dependendo da temperatura até o nariz precisa ser protegido. Assim como o excesso de calor, o frio em demasia e a falta de umidade também podem rachar ou até queimar a pele. Ainda falando sobre a pele, os banhos longos e com água quase fervendo, tão atraentes nessa época são prejudiciais à pele, pois contribuem com o ressecamento. Aconselham os dermatologistas a, no inverno intensificar as camadas de hidratante em todo o corpo, sem esquecer-se dos pés e das mãos. No rosto, até nas orelhas.

A incidência de doenças respiratórias também aumenta, mas devido ao ar seco que concentra mais poluição e não necessariamente por causa da temperatura. Nessa época os ambientes ficam fechados, com menos ventilação e, consequentemente, menos troca de ar. Os vírus e as bactérias se aproveitam da situação para “atacar” as áreas sensíveis do corpo, como as mucosas respiratórias. Com menos circulação de ar a transmissão das doenças para pessoas próximas também fica mais fácil. Apesar das baixas temperaturas mantenha sempre os ambientes arejados e evite aglomerações. Além das tradicionais gripes e resfriados, algumas alergias e dores musculares podem se intensificar no inverno. Hoje há vacinas para combater os sintomas da gripe, recomendada principalmente para idosos e crianças, mas nada como uma boa alimentação o ano inteiro.

Não podemos nos esquecer de intensificar a hidratação nos dias mais secos. Se ingerir água não parece atraente, os chás quentes são uma boa opção desde que sem açúcar. Deixar uma garrafa térmica ao lado da mesa do escritório ou na cozinha é uma boa pedida.

O consumo de chocolate aumenta muito, mas são necessários alguns cuidados. O cacau em si é saudável. O problema são os açúcares, a gordura e os conservantes adicionados. Os dias frios provocam preguiça. A vontade de ficar na cama até mais tarde aumenta e as academias ficam quase vazias, o que não deveria acontecer, pois a atividade física precisa ser mantida no inverno.

Nessa época também buscamos aquelas roupas que ficaram guardadas lá no fundo do armário ou em malas durante meses. Elas acumularam pó e também podem facilitar a transmissão de doenças. Lave tudo antes de usar.

Animais

Apesar da cobertura de pelos os animais também sofrem no inverno. Precisam de lugar abrigado tanto das baixas temperaturas quanto do frio. Assim como os humanos a necessidade de hidratação aumenta e, dependendo da temperatura, as roupinhas e cobertores são fundamentais.

Os banhos devem diminuir nessa época. Se for possível nem devem ser dados, principalmente quando a prática é feita em casa. É que por mais que se use o secador, no inverno a umidade na pele fica por mais tempo prejudicando a saúde dos animais. Quanto mais pelo tiver o animal, mais espaçados devem ser os banhos principalmente no inverno. Assim como os humanos, os animais mais velhos também sofrem mais com dores no inverno principalmente nas articulações. Fique atento.

Doações

Diversos pontos comerciais ainda recebem doações de agasalhos em Cotia. A dica é colocar as peças para doação no porta-malas do carro para deixar nos postos de coleta ao entrar em um supermercado, farmácia ou loja participante. Preste atenção nas caixas de papelão deixadas logo na entrada. Algumas ONGs arrecadam diretamente como o Pequeno Cotolengo. Na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município é possível se informar também sobre como doar.

Em Cotia há ainda campanhas em prol dos animais. Os materiais solicitados são caixas de papelão, jornais, roupinhas e cobertores. No grupo Meninas da Granja, no Facebook, a granjeira Bárbara Alyne E. Silva está coordenando uma arrecadação on line para beneficiar duas ONGs da região: Patinhas da Liberdade e o grupo de Protetoras Independentes da Granja Viana que também recebem doações diretamente.

Vamos vasculhar os armários? Lembrando sempre de seprarar, seja para humanos ou animais, materiais limpos e em bom estado.
Serviço: (clique nas palavras sublinhadas para abrir os links)

Para humanos: roupas, agasalhos e cobertores em bom estado
Onde: Pequeno Cotolengo: Rodovia Raposo Tavares km 25 sentido interior.
Supermercados, lojas e farmácias em geral. Exibem caixa de papelão na porta
Informações gerais na Secretaria do Desenvolvimento Social. Tel: 4614-4550 ou 4703-3549

Para animais: papelão, jornais, roupas e cobertores
Patinhas da Liberdade
Projetoras Independentes da Granja Viana
Pelo Facebook no Grupo Meninas da Granja com Bárbara Alyne E Silva
 
 
 

TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR