16/09/2015
No começo de agosto, funcionários da Delphi entraram em greve contra a possível mudança da sede da empresa. E não deu outra: a Delphi está deixando Cotia e se mudando para Piracicaba. Hoje a companhia emprega mais de 700 trabalhadores que em breve poderão perder seus empregos.
Preocupados com esse cenário, o deputado estadual Marcio Camargo, acompanhado do Secretário de Indústria e Comércio de Cotia Almir Rodrigues e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco Jorge Nazareno, reuniram-se com o presidente da Investe São Paulo, Juan Quíros, para buscar investimentos para a região.
O parlamentar reforçou a questão da Delphi com o objetivo de encontrar uma forma de não prejudicar os trabalhadores. O presidente da Investe São Paulo pediu ao deputado uma reunião com os administradores da metalúrgica para verificar se há interesse em vender ou alugar a estrutura atual para empresas desejem aproveitar o espaço (de 95 mil m2, sendo 20 mil m2 de planta edificada) e assim implantar um novo segmento no local.
De acordo com Juan Quíros, sua equipe já tem dois perfis empresariais que se interessariam pela estrutura, e com a implantação de um novo empreendimento na cidade, o segmento poderia gerar de 500 a 3000 oportunidades de emprego em Cotia.
Outro assunto abordado na reunião foi investimentos para empresas com potencial de exportação na cidade de Cotia. O novo projeto da Investe São Paulo lista cidades com empresas exportadoras, ou com potencial para isso, para incluí-las na conquista de novos mercados. Sendo assim, a Secretaria de Indústria e Comércio de Cotia fará um levantamento das empresas com esse perfil na cidade para encaminhar à instituição.