TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dengue: prevenção e vacina brasileira A dengue é uma doença aguda, causada por um vírus e cuja transmissão ocorre através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado.

22/04/2014








A dengue é uma doença aguda, causada por um vírus e cuja transmissão ocorre através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. É a virose urbana mais difundida no mundo, pois, com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Os números oficiais da doença no Estado vêm caindo, mas isso não significa que os cuidados devem ser deixados de lado. Até porque, apesar da obrigatoriedade da lei, nem todos os casos são notificados.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com base nas notificações que os municípios paulistas aponta que no primeiro trimestre deste ano houve redução de 82,8% do número de casos de dengue em comparação ao mesmo período de 2013. De janeiro a março os municípios paulistas informaram à Secretaria 18.445 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). Nos três primeiros meses de 2013 houve 107.739 casos confirmados. Segundo informações da Secretaria, os casos caíram porque cuidados preventivos vêm sendo tomados. Se eles pararem, os números avançarão novamente. Osasco está entre os dez municípios com mais casos de dengue.

Prevenção e vacina

Para disseminar informações a Secretaria de Saúde do Estado montou uma cartilha para download gratuito. Paralelamente, o Instituto Butantan e Faculdade de Medicina da USP estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina. Os testes começaram em outubro de 2013 e as instituições estão recrutando voluntários. Poderão participar desta etapa pessoas saudáveis com idade entre 18 e 59 anos, residentes no município de São Paulo e Grande São Paulo, que nunca tiveram dengue. Em uma segunda etapa (com início previsto para junho de 2014) serão recrutados mais 250 voluntários com ou sem infecção prévia pelo vírus da dengue.

Os interessados em participar dos testes devem ligar para o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas FMUSP nos números 2661-3344 ou 2661-7214 ou enviar um e-mail para vacinadengue@usp.br. Há uma equipe de plantão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pronta para esclarecer as dúvidas iniciais dos participantes e agendar as consultas de triagem com um dos médicos do estudo.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR