06/11/2014
Em 2003, o dentista e granjeiro Francisco Mattos iniciou uma pesquisa promissora. O que seria apenas uma técnica para diminuir o medo e a ansiedade de seus pacientes frente aos tratamentos odontológicos, se tornou uma solução para eliminar – isso mesmo, eliminar – dores crônicas.
Administrada por meio de uma máscara, a “Analgesia” utiliza o gás óxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio provocando leve e estável estado de sedação. “O N2O é usado sempre em proporção menor que o oxigênio, em dosagens pré-determinadas. O paciente permanece acordado, tranquilo, conversando normalmente, e tornando-se cooperativo durante a aplicação”, explica Mattos.
A curiosidade de Dr. Francisco despertou quando seus pacientes começaram a reportá-lo que, após o início do tratamento, suas dores haviam sumido. “Fiquei intrigado e fui investigar. Busquei literaturas especificas e profissionais especializados. Foi quando, em 2004, fui ao Instituto da Dor e iniciei oficialmente o projeto. Em 57 pacientes, descobri 53 sintomas de dor que poderiam ser tratados pela analgesia”.
Seu projeto percursor, intitulado “Alívio da dor crônica após sedação com a mistura de óxido nitroso e oxigênio para Tratamento Odontológico: Estudo Longitudinal”, ganhou destaque por ser o único no Brasil, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP e referendado pelo Conselho Federal de Odontologia.
Emocionado, o dentista lembra alguns de seus casos. “Existem dois bem marcantes. O de um rapaz de 24 anos que, após ter sofrido um acidente de moto na Castelo, sentia tantas dores no pescoço e na coluna que tomava morfina frequentemente; e o de uma senhora com mais de 75 anos que, após dois AVC’s e complicações na circulação tinha recebido a orientação médica para amputar um de seus pés”.
Após a analgesia, os resultados foram excelentes. “O rapaz, que havia dado nota 10 para a intensidade de sua dor antes do tratamento, afirmou não sentir mais nada e até disse que conseguiu voltar a dormir. A senhorinha, após três ou quatro sessões, começou a melhorar. Não precisou amputar o pé, voltou a usar sapatos e a andar”, finaliza.
Reconhecimento
Em comemoração à aprovação pelo Comitê, Dr. Francisco Mattos reuniu amigos, familiares e colegas de profissão para um almoço no restaurante do Espaço Aragon. Entre os presentes, estava o Secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Cotia Dr. Airton Ferreira.