TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Descoberto grande furto de energia em Jandira

21/08/2023



O prejuízo foi da ordem 15 GWh, o que seria suficiente para atender mais de 60 mil famílias por um mês

 

A Enel Distribuição São Paulo encontrou furto de energia elétrica em um complexo Logístico na cidade de Jandira, durante operação realizada em 17 de agosto, junto com a 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos, ligada ao DEIC.

 

Para chegar à fraude, as equipes de inteligência da ENEL Distribuição São Paulo utilizaram metodologias estatísticas, sistemas computacionais, além do acompanhamento em tempo real do consumo. A entrada no imóvel foi autorizada por mandado judicial que foi realizado nas primeiras horas da manhã com a presença dos policiais.

No local foi encontrada fraude considerada sofisticada pelas equipes da ENEL, o que exigiu grande esforço das equipes para chegar até o local da fraude, já que o acesso a cabine não foi autorizado pelo proprietário, o que exigiu a ação da força policial.

Haverá também uma multa administrativa para o caso.

Os responsáveis pelo local foram conduzidos até a delegacia para prestar depoimento, onde a autoridade policial tomará as medidas cabíveis.

Somente neste ano mais de 120 pessoas foram conduzidas às delegacias paulistas, juntamente com aqueles que realizaram as fraudes. 

Todos pagam a conta

As fraudes e os furtos impactam também no valor das tarifas de energia de todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regula o setor elétrico, reconhece nas tarifas uma parte das chamadas 'perdas comerciais' das distribuidoras.

Como identificar e denunciar um 'gato' de energia

A população também pode ajudar no combate às ligações clandestinas, denunciando situações suspeitas. Confira algumas dicas:

As ligações regulares precisam passar por um medidor de energia. Se tiver uma conexão direta da rede elétrica para uma residência, comércio ou indústria, pode ser uma ligação clandestina;

Fios sustentados por madeiras, bambus e outras estruturas improvisadas, também podem sinalizar que há um 'gato' na rede de energia;

 Quando um estabelecimento comercial vende mercadorias por preços baixíssimos, desconfie, pois o local pode estar praticando uma fraude na energia;

 Presença de pessoas que acessam e manuseiam a rede elétrica do bairro, sem nenhum tipo de identificação ou equipamento de proteção, pode representar uma situação irregular. Somente a Enel tem autorização para trabalhar com a rede elétrica de forma segura e legal.

 

No site da Enel São Paulo tem uma área exclusiva para denúncias de fraude. Para saber mais acesse AQUI



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR