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Dicas para entender se uma marca é realmente sustentável para fugir do greenwashing

28/02/2023


Ser sustentável está na moda. Às vezes, literalmente. Adidas e Nike lançaram seus modelos feitos a partir de plástico reciclado e a estilista Stella McCartney, bem como a marca de luxo Hèrmes, usam couro de cogumelo em suas peças. Como em todo lugar, é comum que algumas empresas queiram participar da conversa, mesmo sem ter as tais práticas sustentáveis. Nesse cenário surge o greenwashing.

O greenwashing é um termo em inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde” e é praticado por empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais e até governos. É uma estratégia de marketing de promover discursos, ações e propagandas sustentáveis que não se sustentam na prática. 

Para se vestir identificando quais elementos são importantes quando pensamos em atitudes sustentáveis, Vanessa Davidowicz, diretora de marketing da UMA e idealizadora da UMA X, linha fundada em 2020 pela UMA, elenca os principais pontos de atenção: 

Ler com atenção a etiqueta

Tenha atenção com as palavras derivadas de “sustentabilidade” ou “ecológico” que aparecem de forma vaga e sem maiores informações sobre o que de fato é sustentável no produto ou iniciativa da empresa. É importante verificar se existe uma empresa séria por trás, possibilitando a rastreabilidade destes processos.

Tecidos com certificados

Escolha por produtos que possuem tecidos que tenham maior durabilidade, que sejam ecorresponsáveis e que possuam certificados internacionais, como o Oeko-Tex Standard 100, Lenzing, Tencel, EcoVero, Global Recycled Standard e BCI (Better Cotton Initiative).

Relações de trabalho saudáveis e justas

Procure por marcas que prezam e tenham relações de trabalho justas, pilares de extrema importância social, que também está dentro do guarda-chuva da sustentabilidade, além dos tecidos e da matéria-prima.

Valorização da mão-de-obra local

Busque por marcas que desenvolvem e produzem no Brasil por fabricantes locais, potencializando as oportunidades de empregabilidade no país e minimizando a emissão de CO2 devido a transporte aéreo.

Programas sustentáveis de logística

Pesquise pelos programas sustentáveis de logística que a marca participa, como o EuReciclo, empresa de logística reversa de embalagens pós consumo, que geram incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país.

Materiais e aviamentos sustentáveis

Busque por marcas que utilizam aviamentos diferenciados como os Ecobotões, sem níquel ou feitos de papel reciclado e fibras naturais.  

 Certificados oficiais

Procure por certificados oficiais dos tecidos e programas que marca utiliza e participa, como Lenzing, Tencel, EcoVero, BCI, OEko-Tex Standard 100, Global Recycled Standard, Naia, EvoDown, Hemp Denim (Vicunha), Eu Reciclo. 


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