28/02/2023
Ser sustentável está na moda. Às vezes, literalmente. Adidas e Nike lançaram seus modelos feitos a partir de plástico reciclado e a estilista Stella McCartney, bem como a marca de luxo Hèrmes, usam couro de cogumelo em suas peças. Como em todo lugar, é comum que algumas empresas queiram participar da conversa, mesmo sem ter as tais práticas sustentáveis. Nesse cenário surge o greenwashing.
O greenwashing é um termo em inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde” e é praticado por empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais e até governos. É uma estratégia de marketing de promover discursos, ações e propagandas sustentáveis que não se sustentam na prática.
Para se vestir identificando quais elementos são importantes quando pensamos em atitudes sustentáveis, Vanessa Davidowicz, diretora de marketing da UMA e idealizadora da UMA X, linha fundada em 2020 pela UMA, elenca os principais pontos de atenção:
Tenha atenção com as palavras derivadas de “sustentabilidade” ou “ecológico” que aparecem de forma vaga e sem maiores informações sobre o que de fato é sustentável no produto ou iniciativa da empresa. É importante verificar se existe uma empresa séria por trás, possibilitando a rastreabilidade destes processos.
Escolha por produtos que possuem tecidos que tenham maior durabilidade, que sejam ecorresponsáveis e que possuam certificados internacionais, como o Oeko-Tex Standard 100, Lenzing, Tencel, EcoVero, Global Recycled Standard e BCI (Better Cotton Initiative).
Procure por marcas que prezam e tenham relações de trabalho justas, pilares de extrema importância social, que também está dentro do guarda-chuva da sustentabilidade, além dos tecidos e da matéria-prima.
Busque por marcas que desenvolvem e produzem no Brasil por fabricantes locais, potencializando as oportunidades de empregabilidade no país e minimizando a emissão de CO2 devido a transporte aéreo.
Pesquise pelos programas sustentáveis de logística que a marca participa, como o EuReciclo, empresa de logística reversa de embalagens pós consumo, que geram incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país.
Materiais e aviamentos sustentáveis
Busque por marcas que utilizam aviamentos diferenciados como os Ecobotões, sem níquel ou feitos de papel reciclado e fibras naturais.
Certificados oficiais
Procure por certificados oficiais dos tecidos e programas que marca utiliza e participa, como Lenzing, Tencel, EcoVero, BCI, OEko-Tex Standard 100, Global Recycled Standard, Naia, EvoDown, Hemp Denim (Vicunha), Eu Reciclo.