TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dicas para o envelhecimento fiogf49gjkf0dEnvelhecer.

17/05/2016








fiogf49gjkf0d

Envelhecer. Para alguns, a ordem natural das coisas, para outros uma ameaça. Não tanto pela idade que avança, marcas do tempo, uma ou outra limitação física, mas principalmente pela fragilização da saúde que costuma comprometer a qualidade de vida da pessoa idosa. É o que observa a médica geriatra Mayra Zanetti. Para ela, o envelhecimento é um processo no qual precisamos aceitar algumas perdas e tomar consciência de que a prevenção é sempre o melhor remédio. “É preciso lidar com as perdas físicas inerentes ao envelhecimento normal e controlar os problemas de saúde, mais frequentes com o passar dos anos”. 

Nessa fase da vida, várias patologias podem acarretar a perda da autonomia (capacidade de decisão) e/ou independência (capacidade de execução), muitas vezes com impacto financeiro e emocional para o idoso e seus familiares. Por isso, torna-se essencial adotar-se estratégias que promovam o prolongamento da vida salutar ou livre de incapacidades - o chamado envelhecimento saudável.

Cuidados antes dos 60

O envelhecimento é um processo contínuo e não uma mudança súbita a partir de uma certa idade. Portanto, a prevenção contínua e hábitos benignos  ao longo da vida refletirão numa melhor forma de envelhecer. “Além da expectativa de vida, há outro dado importante: é a esperança de se viver livre de incapacidades. Neste âmbito, a geriatria auxilia sobremaneira na prevenção de patologias e acompanhamento das já existentes de forma ampla, com visão do paciente como um todo, incluindo aspectos familiares e emocionais”, explica a também médica geriatra Elaine Davoli.

Os cuidados devem começar bem antes da terceira idade. A busca por um envelhecimento bem sucedido não deve ser prioridade apenas aos 60 anos, mas desde sempre, com hábitos de alimentação saudáveis, atividades físicas regulares, integração social, lazer, presença da família e busca de apoio espiritual, se necessário. “O sedentarismo, obesidade, tabagismo, abuso de álcool são alguns dos fatores de risco a serem evitados ou controlados ao longo da vida”, reforça. 

Quando é hora de procurar um geriatra?

- Quando o idoso desejar um médico responsável pela sua saúde de forma ampla, capaz de lidar com a prevenção (cardiovascular, memória, patologias ósseas etc.) e com as patologias pré-existentes  (hipertensão arterial, diabetes, Parkinson, senilidade etc.).

- Quando o adulto desejar envelhecer com saúde, fazendo avaliações de rotina com consultas, exames laboratoriais, testes de memória, orientação física e nutricional.

A frequência das visitas ao geriatra serão determinadas pelo médico mediante anamnese, exame físico e exames laboratoriais.

Que exames precisam ser feitos na terceira idade?

De acordo com Dra. Mayra, depende do perfil de problemas. Homens precisam realizar exames de PSA (enzima produzida pela próstata) e acompanhamento com urologista. Já as mulheres necessitam de mamografia anual ou bianual. Para ambos, caso haja histórico de câncer de cólon na família, realizar colonoscopia a cada 10 anos e pesquisa de sangue oculto nas fezes anualmente.

Para quem deseja iniciar uma atividade física, teste ergométrico é essencial. Exames de colesterol, glicemia, eletrocardiograma e raio X de tórax são praticamente anuais, principalmente por grande parte dos idosos serem hipertensos. Há outros exames também importantes, para os quais são necessários uma avaliação médica.

“Vejo que os paciente mais bem resolvidos, mais felizes por assim dizer, não são aqueles absolutamente saudáveis Eles tem hipertensão, diabetes, dislipidemia, doenças crônicas controladas. Envelhece bem quem tem um equilíbrio entre aceitar seus problemas de saúde e a tranquilidade em tratá-los. Envelhece bem quem tem amigos e convive com eles ou uma família que o ampare. Vejo que muitos idosos que tiveram inúmeros problemas graves ao longo da vida, aceitam melhor suas perdas e enxergam com bons olhos seu papel no mundo”, finaliza Dra. Mayra.

Envelhecimento populacional 

No Brasil, as estimativas são de que, em 2025, o país terá 34 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais), tornando-se o 6° país no mundo em número de pessoas da terceira idade. 

Serviço:
Dra. Mayra Zanetti - Gran Clinic - 11 4612-6283
Dra Elaine Davoli - Espaço Saúde Granjardim - 11 4702-6652

 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR