02/09/2009
A Semana Municipal de Valorização da Pessoa Portadora de Deficiência, que teve seu encerramento no sábado (30/8), no Ginásio de Esportes de Cotia promoveu reflexão e ações comunitárias em torno do tema.
Promovido pela Prefeitura de Cotia - através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), e com o apoio de diversas entidades, como Viqui, CiespCotia, Instituto Gira-Sol, Libras, Apae-Cotia e Schering-Plough o evento de seis dias teve muitas palestras, atividades e exposições.
Todas as atrações da Semana de Valorização contaram com a presença de intérpretes em libras (Alan Henry e Kaue Santos) e foram organizadas de modo a despertar reflexão e promover a inclusão social dos portadores de deficiências. "Foi uma semana muito positiva para nossa cidade, pois tivemos palestrantes que abordaram temas voltados para educadores, empresários, amigos e familiares de portadores de deficiências. Ficamos satisfeitos com o grande interesse dos participantes e também com a união poder público e sociedade civil, que se articularam para promover um evento de alto nível", declarou Ernestino Benedito Nunes, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O encerramento da Semana contou com presentações de dança do Pequeno Cotolengo e do Instituto Gira-Sol e de malabarismo do Projeto Âncora, que encantaram o público presente.
Profissionais de pet-terapia, acompanhadas de três cães, deram uma demonstração de como os animais são importantes no tratamento de pessoas portadoras de deficiência. A Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo encerrou o ciclo de apresentações emocionando os presentes.
O vice-prefeito Moisezinho e secretários municipais prestigiaram o evento e falaram sobre a satisfação em contribuir com esta importante causa. "Além disso, o governo também implantou rampas nas calçadas do centro de Cotia e, em breve, anunciará um pacote de reformas para adaptar as escolas municipais às necessidades dos portadores de deficiências", disse.
Para o Secretário de Cultura e Turismo - Sérgio Folha, a dedicação dos envolvidos foi um marco para a cidade. "Como secretário também acredito que devemos intensificar mais o estímulo dos nossos alunos da escola pública na participação dos eventos. A inclusão começa com a participação e vamos nos empenhar para melhorar a adesão. Já estamos estudando a possibilidade de trazer o "Balé de Cegos" para Cotia para dar continuidades às ações da inclusão".