TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dislexia: entenda o passo a passo do diagnóstico ao tratamento no Ateliê do Aprender

28/06/2022


A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002).

O Ateliê do Aprender, especializado no atendimento de crianças, adolescentes e adultos, nos contou qual o passo a passo desde a avaliação até o tratamento da Dislexia, dificuldades de aprendizagem e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Contando  com uma equipe multidisciplinar para o processo de diagnóstico, com profissionais de diferentes áreas: Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Neuropsicopedagogia, o trabalho da Equipe da Clínica tem início com uma entrevista com o paciente adulto ou com os responsáveis por pacientes menores de 18 anos, ocasião em que o profissional especialista acolherá as queixas, as dificuldades, os sintomas, o histórico de vida, as situações em que se apresentam e, assim, verificará se o caso apresentado é passível de avaliação.

Quando a avaliação multidisciplinar se aplica ao caso, são marcadas sessões neuropsicológicas, fonoaudiológicas e neuropsicopedagógicas, e se necessário, serão solicitados exames complementares. Nessas sessões, aplicam-se protocolos de avaliações com testes específicos a cada área e idade do indivíduo avaliado.

 Após a fase de coleta de dados, inicia-se um período de estudos, quando cada profissional avalia os dados obtidos em sua área de atuação.

Com os exames complementares à disposição da equipe, há uma reunião dos especialistas, na qual se estabelece a conclusão do diagnóstico e os devidos encaminhamentos para cada caso. Isto é, conclui-se quais são as causas das dificuldades apresentadas pelo indivíduo e quais serão as intervenções necessárias para o desenvolvimento acadêmico e pessoal do caso em questão.

Numa Entrevista Devolutiva e Orientação, o paciente adulto ou os responsáveis de pacientes menores de 18 anos, são convocados pelo profissional especialista para serem informados e esclarecidos acerca dos resultados deste processo de avaliação.

E assim iniciamos o processo de Intervenção terapêutica. Independentemente de quais forem as diversidades ou dificuldades nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, a intervenção sempre se faz necessária. De maneira pontual, voltada às particularidades de cada caso, objetivam auxiliar na superação e adaptação de limitações e dificuldades, visando impulsionar o pleno desenvolvimento, potencializar o aprendizado, fortalecendo a autoestima e a autoconfiança do cliente.

O Atelier do Aprender conta com uma equipe multidisciplinar para o processo de diagnóstico, com profissionais de diferentes áreas: Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Neuropsicopedagogia.

A Equipe de Avaliação Multidisciplinar é solicitada quando há a necessidade de um laudo técnico para auxiliar educadores, terapeutas e pais de pessoas que apresentam dificuldades dessa natureza.

Ateliê do Aprender

Estr. Fernando Nobre, 1020 - Sala 19 - 2º andar - Cotia – SP

Fone: (11) 4777-1346 / (11) 98599-1303 / (11) 97427-1669

www.ateliedoaprender.com.br

Instagram



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR