20/09/2023
Uma casa situada no centrinho da Granja Viana foi invadida no último fim de semana (16/17 de setembro). Apesar de não estar habitada há mais de 10 anos, ou seja, com pessoas morando lá de fato, ela era mantida sempre limpa, cuidada por um caseiro que frequenta o imóvel. Este foi o primeiro caso de invasão. Nos últimos meses, houve ocorrências de pequenos furtos, como uma escada de alumínio, torneiras de jardim, fiação, rastelo, enxada etc.
Na terça-feira, 19/09, ao chegar pela manhã, o caseiro viu as duas pessoas entrando na propriedade. Perguntou a eles quem eram e o que faziam e a resposta foi que estavam se instalando ali porque a área “pertencia a um tio deles que vivia na Europa”.
O caseiro imediatamente comunicou ao proprietário, que foi à polícia, relatou o caso e foi acompanhado de duas viaturas ao terreno. Os dois foram presos em flagrante e levados à delegacia, onde junto com o proprietário fizeram o BO. Ao final, eles foram soltos, pois legalmente não se tratava de roubo e sim de invasão.
Ambos têm passagem na polícia, um deles com envolvimento em caso de estupro cumprindo liberdade condicional, depois de 7 anos e meio na prisão. Um processo será aberto e anexado a outros que já estão ocorrendo. Isso poderá acarretar a perda da liberdade condicional.
Um dos envolvidos é conhecido no bairro, disse que é cabeleireiro e trabalhou num salão na José Félix. Vítimas de arrombamento e roubo de casas das imediações acreditam que podem ser os mesmos os autores dos crimes.
Para a polícia, eles disseram que pretendiam instalar um salão de beleza no imóvel.
Com a orientação da polícia, os pertences dos invasores foram retirados. Laptop, fiação aparentemente roubados, metais, ferramentas (martelo, alicate, chave de fenda), restos de droga, roupas, máquinas fotográficas etc. Hoje o portão arrombado foi consertado e reinstalado.
O Site da granja teve acesso ao BO e às fotos do arrombamento , que não serão publicados a pedido das vítimas.