01/10/2026
"Tricologia é o estudo das doenças do couro cabeludo e do cabelo. O transplante capilar é o procedimento que corrige um problema dentro desse estudo: a calvície", explica o médico, morador da Granja Viana há 15 anos.
Um alerta importante do especialista: a calvície raramente começa pela queda. "Os primeiros sinais são o afinamento e o encurtamento dos fios, que vêm sempre antes da queda", destaca. Quando o cabelo perde volume, é hora de buscar avaliação. E, ao contrário do senso comum, perder fios não é, necessariamente, um problema. "Podemos perder até 200 fios por dia sem que isso faça falta. Ter um cabelinho no pente de manhã é normal. O problema é olhar no espelho e perceber que o cabelo volumoso 'minguou'."
.jpeg)
Outra informação relevante: nem toda queda é calvície. Déficit nutricional, estresse, perda de peso rápida, inclusive pelo uso das chamadas "canetas emagrecedoras" e até doenças da tireoide podem causar queda. "Não é a caneta que faz perder cabelo, é perder peso em um período muito curto", explica. Nesses casos, a perda costuma ser temporária e corrigível, desde que o acompanhamento seja feito a tempo.
Homens demoram mais para procurar ajuda
Segundo o Dr. Waldenor, ainda há predominância masculina nos consultórios especializados em queda de cabelo e transplantes, mas as mulheres vêm ganhando espaço. "A mulher, diferente do homem, geralmente procura o médico antes, quando o processo está começando. O homem sempre deixa para depois, ele vem quando a entrada já está lá atrás e aquilo incomoda."

O transplante é uma cirurgia de verdade
Especializado na técnica FUE (extração de unidade folicular), o médico alerta sobre uma prática que exige cuidado redobrado. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com paciente sedado e monitorado, e pode durar cerca de oito horas. "É um trabalho de formiguinha, bem delicado", compara. Segundo ele, em uma cirurgia de transplante, retira-se e implanta-se em média 4 mil folículos. “Uma pessoa não calva tem aproximadamente 100 mil folículos na cabeça toda”, conta. .jpeg)
Ele reforça que a cirurgia não pode ser feita em qualquer clínica e que o profissional ideal deve ser dermatologista. "Fazer curso de transplante, qualquer médico pode fazer. Mas o dermatologista trata o problema antes e pós cirurgia, além disso, muitas vezes a cirurgia pode ser evitada ou adiada com tratamento medicamentoso correto."
Cuidado com o "barato que sai caro"
O especialista também desmistifica os valores. Segundo ele houve uma temporada em que muitos brasileiros viajavam para a Turquia em busca de pacotes que incluíam passagem, hotel e até tradutor para operar nas clínicas daquele país. Ele conta que na Turquia existem muitas clínicas de transplantes porque lá os cabelos em um homem são considerados sinal de masculinidade. Então há alguns anos atrás um transplante na Turquia custava algo entre 2 e 3 mil dólares com tudo incluído. "Mas muita gente voltou e perdeu tudo: o dinheiro e o cabelo porque chegava aqui e não tinha acompanhamento pós cirúrgico”, comenta. E, lembrando, de onde se tira não nasce mais. De acordo com Dr. Waldenor, hoje o custo de um transplante de cabelo no Brasil gira em torno de R$ 15 a 25 mil, com parcelamento em até 18 vezes no cartão."
Cuidados no pós-operatórios
No pós-operatório, os cuidados exigem disciplina: nos três primeiros dias, repouso em casa e lavagem delicada com um kit especial; atividades físicas, sol, piscina e praia ficam restritos por até 30 dias.
"Quando é feito da maneira adequada e o paciente cumpre todas as orientações médicas, o transplante é sempre um sucesso", garante.

Serviço:
Dr. Waldenor Silva Lopes - Membro FUE Europe Suíça
Vintage Center – Clinique Renoir
Estrada do Capuava, 4.571 – Granja Viana
WhatsApp: (11) 92494-7772
Instagram: @drwaldenorlopes
© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR