21/03/2016
A cidade de Cotia contará com um importante aliado no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura utilizará drones com câmeras de alta resolução para identificar os possíveis focos de proliferação do aedes aegypti, indicando à Vigilância Ambiental quais locais necessitam de uma ação efetiva. A proposta é vistoriar os pontos de difícil acesso, terrenos baldios, casas vazias e, em especial, a cobertura dos imóveis, que muitas vezes têm caixas d"águas descobertas ou acúmulo de água nas lajes.
De acordo com Toninho Melo, presidente do Comitê Permanente de Combate à Dengue e Secretário de Obras, a nova tecnologia entrará em operação na primeira quinzena de abril. "Os meses de março a maio são os mais críticos para a doença, por isso, estamos atuando em várias frentes para combater os focos de proliferação do aedes aegypti. Com os drones, conseguiremos monitorar os imóveis com precisão e vamos otimizar o trabalho dos agentes, que serão direcionados para os locais que necessitam de intervenção sabendo onde está o problema", disse.
As imagens captadas serão encaminhadas à Vigilância Ambiental, que elaborará o mapeamento estratégico de toda a cidade, estabelecendo a rotina dos profissionais que atuam no controle da doença.
A população também pode contar com o 0800 878 3258 para denúncias e para esclarecer dúvidas.