10/11/2010
Já está em estágio avançado a proposta logística intermodal do Projeto Uniduto que deve transportar até 6 bilhões de litros de etanol a partir de 2013. Com 600 km de extensão e orçado em aproximadamente R$ 3 bilhões, o duto sob responsabilidade da Uniduto Logística formada por 1/3 das usinas que produzem todo o etanol do Estado de São Paulo, deve atravessar 46 cidades, incluindo Osasco, Barueri, Embu, Itapecerica da Serra e Cotia, mais especificamente na região do Gramado, margeando o Rodoanel Mário Covas, no km 21 da Raposo Tavares.
O EIA-RIMA (estudo de impacto ambiental) foi entregue à Cetesb, do governo estadual, em 30 de julho. Menos de um mês depois foi assinado um protocolo de cooperação com o governador Alberto Goldman. E em 9 de setembro começou uma consulta prévia no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da obra.
O EIA refere-se ao estudo completo do Projeto Uniduto. Em nove volumes, apresenta as informações gerais do empreendimento, justificativas, abordagem metodológica, diagnósticos e análises ambientais, traçados, mapas e plantas, entre outros. Já o Rima traz, de forma simples e em linguagem direta, as principais informações e conclusões do EIA. Todo o material pode ser consultado no site www.uniduto.com.br.
Está prevista a implantação de quatro terminais coletores nas cidades de Serrana, Botucatu, Anhembi e Santa Bárbara d"Oeste; dois terminais de distribuição para o mercado interno em Paulínia e em Caieiras, além de um terminal de exportação na Baixada Santista, onde também operará um porto próprio afastado da costa,no mercado chamado de offshore.
Gramado é área de preservação
De acordo com o estudo a proposta é reduzir o impacto com passagens subterrâneas. A tubulação, baseada em aço-carbono, tem válvulas de bloqueio acima do solo e sensores de vazão, inclusive com acionamento remoto. No caso do Gramado, o relatório aponta que serão 5 interferências, a maioria delas por meio de valas uma delas sob um córrego, já canalizado. No entanto além de ser área residencial, o bairro está dentro de uma área de preservação, criada pelo próprio Governo do Estado de São Paulo. Parte do Parque Tizo, quem embora ainda não tenha saído do papel é um grande projeto ambiental, com fauna e flora ricas que podem estar comprometidas com o projeto.
Audiências públicas, coordenadas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, já vem ocorrendo nas principais cidades por onde o duto irá passar. Cotia e outras cidades da região não foram contempladas pelas reuniões. Em algumas cidades o empreendedor se comprometeu inclusive a compensações financeiras pelo "estrago" provocado.
Por atravessar regiões protegidas ambientalmente, o plano de gerenciamento de riscos teve exigências ampliadas. Como principal contrapartida é a redução de carbono emitido por caminhões, que pode até ser negociada no futuro em forma de RCE (Redução Certificada de Emissões.
Segundo o estudo, 1.063 instituições sociais e educacionais já foram mapeadas até agosto na área de influência do projeto e devem ser envolvidos nos programas. Em Cotia ainda não houve manifestações oficiais sobre o tema que foi tratado rapidamente na reunião do Conselho de Meio Ambiente na manhã desta seguda-feira (8). A prefeitura disse que está acompanhando o assunto e que irá se manifestar nesta terça-feira.
Nota: De acordo com informações do Dr. Laércio, a prefeitura está acompanhando o assunto e irá se manifestar de forma a discutir uma minuta, que contém exigências no plano de trabalho da empresa, onde Cotia quer a garantia de preservação do meio ambiente. Mas, ressaltou que o projeto é extenso e será discutido por todos. Os conselheiros deram sugestões, e discutiram o assunto entre o grupo. A próxima reunião do Conselho acontecerá em dezembro.
Fonte: Cotiatododia