04/09/2013
Entre os dias 2 e 5 de setembro o Cemucam foi palco de um encontro que reuniu 20 estados brasileiros e quase a mesma quantidade de países. Foram cerca de três mil pessoas no Encontro Nacional do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens. Os temas dos debates foram principalmente a gestão dos recursos hídricos e a geração de energia de maneira sustentável. Os atingidos por barragens são pessoas que de alguma maneira perderam suas terras ou parte delas pela desapropriação para a construção de hidrelétricas. Outros mantiveram as suas terras, mas perderam as vias de acesso às estradas, inundadas pelos lagos.
Os visitantes ficaram hospedados nos casarões do parque – que já estão sendo parcialmente reformados, e nos galpões da aeronáutica vizinhas à área. Um mutirão formado pelos funcionários do parque em parceria com os organizadores do evento garantiu a limpeza e a organização do local.
Devido à importância do encontro estava confirmada a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e havia até a possibilidade da vinda da presidente Dilma. Diante dessas visitas, o MDGV – Movimento de Defesa da Granja Viana com apoio de outras ONGs organizou uma comitiva para entregar diretamente para o prefeito de São Paulo, o abaixo assinado pedindo para que o Cemucam continue sob a administração da capital paulista. Como Haddad não veio ao evento, o documento, cujas assinaturas continuam sendo recolhidas, teve sua data de entrega adiada.
Quem quiser assinar ainda dá tempo:
Clique para fazer o download do abaixo assinado
Para assinar ou entregar folhas assinadas:
Papelaria Giusti
Rua José Félix de Oliveira, 1026
2ª a sábado
Telefone: 4321-2632
Armazém da Cerâmica
Rua Esparta, 23
Raposo Tavares, Km 22 (sentido Cotia)
Site da Granja
Endereço: Avenida Elias Zarzur, 168
De 2ª a 6ª – horário comercial
Telefone: 4617-3641