TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Envelhecimento é a pauta do século 21

25/10/2023


Filme, série, oficinas, exposição e encontro demonstram a necessidade de reflexão sobre um envelhecimento saudável


O Censo 2022 indica uma aceleração no envelhecimento no Brasil. Segundo o IBGE, as pessoas com 65 anos ou mais (quase 22,2 milhões) já representam 10,9% do total de habitantes no país (203,1 milhões). Essa faixa etária teve um salto de 57,4% em relação a 2010. Para se ter uma ideia, em 1980, as pessoas de 65 anos ou mais representavam 4% da população total. 

Até 2060, um quarto da população brasileira terá mais de 65 anos, conforme relatório do IBGE de 2019. Por isso, acreditamos que se faz necessário o planejamento para a “envelhescência” dessa população.

Hoje já temos mais pessoas idosas que jovens até 20 anos de idade. A pirâmide etária está se invertendo no país. Com o avanço da medicina, as pessoas vivem cada vez mais. Com o passar das gerações, as pessoas têm cada vez menos filhos. A população está envelhecendo e a sociedade precisa se preparar.

Na região da Granja Viana, a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade é referência nacional no assunto e está dentro desse movimento que procura gerar pessoas mais saudáveis e felizes com a fórmula da convivência, da arte, da atividade física e da escuta ativa.


Nas telas:

O filme “Quantos Dias, Quantas Noites”, que está em cartaz nos cinemas e também em plataformas digitais (como no canal do Youtube do dr. Dráuzio Varella), é apoiado pela Associação. Trata-se de uma produção documental da Maria Farinha Filmes que nos propõe um profundo mergulho na longevidade e nos propósitos de nossa existência no planeta. 

Nele, especialistas e pensadores nos convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da nossa própria conexão com o tempo e com a idade. Com a participação de Alexandre Kalache, Sueli Carneiro, Ana Claudia Arantes, Mona Rikumbi, Ana Michelle Soares, Tom Almeida, Mórris Litvak e Alexandre Silva, o filme traz à tona uma investigação essencial para o nosso século.

Uma nova série documental chegou à Netflix: "Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis" é uma minissérie em 4 episódios que aborda os hábitos das comunidades mais longevas do mundo. Fruto de 20 anos de pesquisa do escritor e pesquisador Dan Buettner, conduz os espectadores por regiões conhecidas como "Zonas Azuis". Essas áreas geográficas têm sido associadas a uma taxa de longevidade alta e um estilo de vida que promove a saúde e o bem-estar.


No SP Market, exposição, oficina e encontro intergeracional


O shopping SP Market entendeu a causa e está promovendo várias ações com consultoria da Associação São Joaquim.


Começou em agosto, no Parque da Mônica,  localizado no SP Market, uma série de oficinas gratuitas para o público idoso que por meio do canto, dança, alongamento e rodas de conversa promovem a socialização e descoberta de novos conhecimentos e habilidades, gerando assim mais qualidade de vida. 


Já na exposição 'O que te movimenta?, o fotógrafo e cinegrafista Gustavo Scatena registrou momentos inspiradores com as pessoas idosas da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, que compartilharam valiosas lições sobre como abraçar a vida com entusiasmo.

São 24 fotos legendadas, com cliques emocionantes e cheios de histórias das pessoas atendidas pela Associação. Além de  oferecer um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, manutenção da autonomia, a Associação ainda trabalha a valorização e a garantia de direitos para mais de 300 pessoas idosas vulneráveis em Carapicuíba: “A exposição é uma maneira maravilhosa de compartilhar lições e inspirar as pessoas a valorizarem cada estágio da vida, incluindo a velhice, como uma conquista digna de celebração”, comenta Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market. A mostra é gratuita e está localizada próxima ao Hello Park, durante o horário de funcionamento do shopping.


66º Café ComVida SP

E para celebrar o encontro das gerações, a beleza das conexões e as múltiplas possibilidades da vida, o Café ComVida é o ponto de encontro do Movimento LAB60+. Trata-se de um lugar onde pessoas, organizações e suas iniciativas em prol da construção de novas longevidades se encontram. Aberto a todas as idades, será realizado no dia 30 de outubro no Salão de Festas do Parque da Mônica.

O Movimento LAB60+, criado em 2014, é um laboratório social colaborativo na busca de soluções práticas para a co-construção de um mundo cada vez mais longevo.


Saiba mais sobre as iniciativas:


Quantos Dias, Quantas Noites


Como viver até os 100


Oficinas intergeracionais no Parque da Mônica: Somente pelo telefone 11 5693-2198. As vagas são limitadas


Exposição: O que te Movimenta?

SP Market

Endereço: Av.das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo (SP)

Local: Corredor da Expansão próximo ao Hello Parque


66º LAB60+CaféComVida SP

Quando: 30, out, 2ª feira às 16h 

Local: Parque da Mônica.


Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

https://www.saojoaquim.org.br/



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR