24/02/2014
Depois de 25 anos atuando em instituições de ensino de renome como Escola do Futuro, USP e Mario Schemberg, a pedagoga Elizabeth da Silva Mello Ramos decidiu abrir sua própria escola. “Sempre quis ter um estabelecimento de ensino que retratasse o espírito granjeiro, com muito verde e alimentação orgânica”, conta.
Desse desejo nasceu a escola de educação infantil “Pequenos Granjeiros”, que Elizabeth administra ao lado da filha, Alessandra. Com inauguração marcada para a primeira quinzena de março, a instituição fica na Rua Cherubina Vianna.
“A ideia é fazer com que a criança sinta a escola como uma extensão da sua casa”, explica a pedagoga. Com 1.800 m2 repletos de área verde e árvores frutíferas, a estrutura lembra a de uma casa. Nesse projeto pedagógico, as crianças entre zero e seis anos vão interagir umas com as outras, com atividades em comum, mas desenhadas para cada faixa etária.
“Na horta queremos envolver os alunos em todo processo de plantio, claro que, respeitando as aptidões de cada faixa etária. Assim também na culinária queremos as crianças se aprofundando. “Temos grande preocupação em educar, mas mantendo a criança como criança. Acreditamos no resultado entre união e convivência, amizade e aprendizado. Aplicamos esse conceito, inclusive na própria formação da escola”, esclarece a diretora, que trabalha apenas com fornecedores locais. Nossa alimentação vem dos produtores da Ecofeira, bem como os brinquedos sustentáveis, produzidos pela Lao Engenharia”.
Além do contato com a natureza, a escola propõe também um grande investimento em atividades artísticas como contação de histórias, teatro, música, entre outros. Algumas atividades comuns em algumas escolas como natação e inglês serão opcionais e feitas por meio de parcerias. “Dessa maneira, damos liberdade aos pais para decidirem parte das atividades de seus filhos. Para manter o ambiente caseiro a escola abrigará, no máximo, 50 crianças por período. As opções são meio período ou integral, das 7 às 19h.
Serviço:
Pequenos Granjeiros
Rua Cherubina Vianna, 587
2ª a 6ª-feira, das 7 às 19h
Telefone: 4617-4900