30/06/2011
"Educação é a arte de transformar a realidade".
José Ortega y Gasset
Caros amigos,
O Projeto Âncora atende 3 tipos de usuários: a criança que frequenta o CEI - Centro de Educação Infantil - que compreende a creche e a pré escola, com atendimento integral das 8h às 17h; crianças e adolescentes que frequentam o CEC - Centro de Educação Complementar - no contra turno da escola formal. Um terceiro usuário formado por jovens e adultos frequenta a entidade à noite, nos fins de semana ou em atividades esporádicas de esporte, cursos profissionalizantes, palestras etc.
Depois de passar 4 anos frequentando o CEI, crianças e pais se sentem inseguros em relação às escolas que receberão seus filhos daí em diante e há 16 anos a entidade escuta o seu lamento e a pergunta do por que o Âncora não é também uma escola formal.
Por que uma escola no Projeto Âncora? Para educar integralmente a criança e o jovem numa escola de qualidade a que todos tem direito. Para dar o exemplo e ser referencial.
Frequentando o Projeto Âncora das 8h às 17h, essa criança não precisará mais se deslocar entre casa, escola, casa e entidade; aqui ela receberá 3 refeições diárias e saudáveis tendo reflexos imediatos na saúde; além do currículo obrigatório, a criança receberá formação na área de esporte e arte, que sabemos ser fundamental para sua formação humanística; estará num espaço de muito verde, seguro e de qualidade física; será educada num método aprovado internacionalmente para que seja um ser humano feliz, solidário, cidadão e dominando os conteúdos para que possa ser um profissional competente no futuro. Mais que isso, a participação de pais será muito maior e assim a influência da entidade na comunidade tenderá a crescer e promover mudanças.
Esse passo importante na história do Projeto Âncora vem sendo sonhado há muitos anos e será colocado em prática em 2012. Estudos de viabilidade pedagógica e econômica estão envolvendo de forma sistemática a Diretoria, os Conselhos e toda a equipe de profissionais da entidade. Já concluímos que a modificação não vai onerar o já enxuto orçamento que temos. E também foi possível perceber o quanto a comunidade está ávida por essa mudança.
Em 2012 serão oferecidas as 5 primeiras turmas do Ensino Fundamental com 175 alunos numa experiência piloto. Paralelamente continuaremos atendendo crianças e jovens no contra turno até podermos ter todos dentro da Escola do Projeto Âncora e com a capacidade máxima de 1000 usuários diários.
Partilhamos isso e nos colocamos à disposição para acolher manifestações sobre esse importante passo. Sabemos que quanto mais participativo e democrático formos, mais chances temos de continuar sendo referência no Terceiro Setor e de sermos uma escola que faça o diferencial nesse país.
Sempre gratos e entusiasmados com a missão que nos foi confiada.
Abraço fraterno,
Regina Machado Steurer
Diretora Projeto Âncora
11-4612-9966
ancora@projetoancora.org.br
www.projetoancora.org.br