17/01/2023
Álcool ou gasolina, qual usar? Essa dúvida vem desde o fim dos anos 70, quando o derivado de petróleo, em plena crise, encontrou um rival de peso saído dos canaviais, hoje chamado etanol.
Historicamente, os carros à álcool sempre gastaram mais que os movidos por gasolina. Nos anos 80 e 90, eles tinham motores diferentes, sendo que isso mudou apenas em 2003, quando surgiu a tecnologia flex.
Até então, não havia mistério. Quando a tecnologia flex uniu os dois, porém, o consumidor passou a ter que viver com a matemática na cabeça.
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então abasteça com gasolina.
Por exemplo, se o litro do álcool custar R$ 5,30 e o da gasolina R$ 7,00, então o resultado será de 0,757. Ou seja, álcool ou gasolina? A gasolina é mais vantajosa. Assim, nesse período, valeu mais abastecer com gasolina.
Pode até parecer fácil, mas com os centavos e a pressa do cotidiano, vamos ser práticos? Para ajudar a tirar a dúvida em relação aos preços, chegaram os maravilhosos tesouros da informática que cabem no seu celular.
O Gasosa permite calcular se é mais vantajoso abastecer com etanol ou gasolina. E para dar mais exatidão, o usuário deve adicionar o modelo do automóvel e informar os preços atuais dos dois tipos de combustível.
Já o Waze, dentre outras funções, mostra em quais postos o combustível está mais barato.
Existem também os apps de fidelização das grandes companhias para se obter descontos e promoções: