23/05/2013
Durante 13 anos a empresária Eva Spiess trocou a Granja Viana pelos ares gelados da Suíça. Lá, ela aprimorou uma arte com a qual já trabalhava por aqui: a modelagem de cabelos. Perucas, alongamentos, apliques, "tic tac", queratina "na tela" e todas as possíveis aplicações de cabelos naturais fazem parte do portfólio de Eva. Saudosa do seu lugar de origem e preocupada com o futuro das filhas, ela decidiu recomeçar seus negócios no Brasil com a inauguração da unidade brasileira do Eva´s Hair, no Jardim da Glória.
"Pretendo, em dois anos, vender ou arrendar a Eva´s Hair da Suíça e abrir seis unidades no Brasil", conta. Durante esse período, Eva pretende dividir seu tempo entre os dois países, deixando a unidade brasileira sob o comando da filha Jéssica.
Eva tem o DNA do empreendedorismo. Foi para a Suíça a convite de uma amiga e sem falar uma palavra do idioma, mas levando na mala um produto considerado ouro no mundo da estética europeia: cabelos brasileiros. Instalou-se em Klotten, nos arredores de Zurique. "Eu não tinha concorrência. Além de poucas lojas do mesmo ramo, o jeito brasileiro, mais natural de lidar com os cabelos e montar as peças, agradou a clientela".
Dos quatro cantos do mundo
A loja cresceu, bem como seus conhecimentos sobre o assunto. Aproveitando a facilidade de ser casada com um piloto de avião, Eva começou a percorrer o mundo em busca de cabelos. Foi até a Rússia buscar longos fios loiros e até a Índia e China atrás de cabelos mais escuros. Segundo ela, os cabelos indianos são os melhores do mundo. "Lá, as mulheres costumam doa-los para templos religiosos por dois motivos: como demonstração de desapego e também para ajudar financeiramente o templo, pois sabem o valor do cabelo como mercadoria. Diante disso, elas quase não usam químicas e cuidam muito dos fios", conta. Essa busca por matéria-prima a levou a conhecer novas tecnologias e aprimorar seus produtos.
De volta ao Brasil, ela traz tecnologia de ponta, além de fios de diversos continentes. A loja quer atingir tanto pessoas físicas quanto cabeleireiros. A variedade de produtos é grande: cabelos para alongamento; tic-tac - uma espécie de alongamento expresso para ser usado em uma festa, por exemplo -; perucas; alongamento expresso - feito em duas horas -;apliques diversos; "na tela" - uma preparação diferenciada para cabeleireiros - e a peruca Full Lace, sucesso principalmente em pacientes que necessitam de quimioterapia.
"A peruca Full Lace, além da estética, tem apelo emocional muito forte", conta Eva. "É uma técnica muito empregada para pacientes com câncer. O cabelo da própria pessoa é cortado antes da quimioterapia e a peruca é feita com esse cabelo, tentando manter ao máximo o corte e o formado original. Ela é colada na cabeça. No Brasil, a técnica é pouco conhecida, mas na Europa eu vi resultados fantásticos em termos de autoestima das pessoas. Por isso quero ampliar esse serviço no Brasil", explica.
A proposta de Eva é, além de vender os cabelos para pessoas físicas e salões, dar apoio técnico aos salões. Segundo ela, poucos estabelecimentos brasileiros trabalham com alta tecnologia.
Serviço:
Eva-s Hair
Endereço: Avenida João Paulo Ablas, 233, loja 2 - Jardim Da Glória
Tels: 4551-6842 ou 4551-6755
E-mail: evashairbrasil@hotmail.com
Facebook: Eva´s Hair Brasil