30/06/2010
Em 29 de junho, quarta feira, foi publicada uma denúncia do deputado federal Fernando Chucre (PSDB-SP) sobre a Prefeitura Municipal de Carapicuiba. O Ministério das Cidades reservou quase R$ 31 milhões em recursos do PAC para executar o projeto do Córrego do Cadaval. Desse montante, exatos R$ 7,471 milhões já estão nos cofres da Prefeitura. Entretanto, até agora apenas 1,42% da obra já foi executada e pelo que se pode observar no canteiro de obras a empresa responsável paralisou a construção.
O Córrego do Cadaval é um rio que segue toda a cidade e é o responsável pelas enchentes que ocorreram em Carapicuíba. Muitas pessoas são prejudicadas por esse córrego. Com os recursos do PAC, o córrego seria canalizado e com isso a qualidade de vida dos habitantes, assim como o urbanismo da cidade melhoraria.
Chucre criticou a morosidade da prefeitura em resolver algumas questões importantes para o andamento da obra. "Há dinheiro, mas a prefeitura precisa se organizar e eliminar as pendências que comprometem a obra", disse o parlamentar.
Entre as pendências a que Chucre se refere está a falta de documentação técnico-social que demonstra atraso nas atividades sem apresentação de justificativa. Além disso, há pendências de documentação jurídica, pois não foi apresentada documentação comprobatória de titularidade e também há pendência na documentação de engenharia, pois o projeto está incompleto e inadequado.
O deputado Chucre afirmou que lamenta a falta de interesse da prefeitura em lidar com problemas burocráticos. "Enquanto a prefeitura bate cabeça com burocracia e incompetência, as centenas de famílias que vivem às margens do Cadaval ficam prejudicadas. O dinheiro que é o mais difícil já está saindo e é uma pena que ele não esteja ajudando a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos", lamentou.