20/09/2011
Moro no Condomínio Colinas do São Fernando, na Estrada das Pitas (Cotia). O local é cercado de propriedades particulares que há anos possuem o péssimo hábito de fazer queimadas. Várias construções, todas provavelmente irregulares, desmatam, fazem queimadas, obras em horários proibidos e já que não tem fiscalização fazem tudo o que querem.
Temos sofrido constantes incêndios, que já afetaram nossa área de preservação, já queimou o sistema elétrico e encanamento de água que abastece o condomínio, fora os danos ambientais que são inúmeros. Já chamamos a Polícia Ambiental, que veio aqui depois de muita insistência e nada fez, ligações então são infindáveis...
Ontem, a situação foi a mais drástica e perigosa de todas: uma das propriedades particulares que estão fora do condomínio mas são separadas apenas por uma cerca de arame e plantas, além de cortar árvores imensas, provavelmente sem autorização dos órgãos responsáveis, colocaram fogo na madeira que sobrou, o fogo se alastrou, chegando a invandir o quintal de diversos moradores, um inclusive com casa pré-fabricada, invadiu a área de preservação e o espaço onde temos caixas d´agua que armazena a água da nossa nascente e abastece todos o Colinas.
Ligamos (moradores, segurança, portaria) milhares de vezes para o corpo de bombeiros, que até agora 24h depois não apareceu. Ligamos para a polícia ambiental que também não apareceu, o único órgão que se comprometeu e mandou uma viatura foi a Polícia Militar que não pode fazer muita coisa.
Os moradores, segurança, jardineiros tiveram que se mobilizar, com mangueiras de água, alguns inclusive chegaram a esvaziar suas piscinas completamente para poder usar a água, pois nossa caixa d"água às 15hs já estava vazia.
Por isso pergunto: onde estão os órgãos competentes que tem obrigação de atender a população em casos de emergência? Quem é responsável pelo ressarcimento de todos os prejuízos que o Condomínio tem sofrido?
O que a prefeitura e o estado fazem para investir em equipamentos e prevenção contra queimadas?
Tenho sentido que moro em um lugar onde não temos direitos só deveres, que impera a falta de estrutura, informação e educação ambiental principalmente, pois, supõem-se que todos que optam em sair de SP enfrentar uma Rodovia como a Rapaso Tavares todos os dias, vêem para a região em busca de natureza e sossego.
Queimadas também atingem o km 21
Outra moradora reclamou recentemente de queimadas no km 31 da Raposo"Olá gostaria de comentar sobre as constantes queimadas que ocorrem aqui próximo de casa.. moro no km 21 da Raposo, agora por exemplo são 23:22 e estou sentindo um cheiro horrivel de queimado que me provoca dor de cabeça e nauseas... isso é um absurdo, pois além de ser crime e ninguem tomar as providências é ridiculo a gente estar dentro de casa e não conseguir dormir, ter que mudar de cômodo devido ao cheiro fortissimo que invade tudo. ainda não consegui identificar de onde vem para poder denunciar, mas pelo jeito ninguem se incomoda com isso pois quase todo dia é a mesma coisa..
Mariana Issa"