26/04/2021
A capital paulista e diversas cidades de São Paulo como Cotia, Carapicuíba, Embu das Artes, avançaram no sábado (24) na flexibilização das regras para conter a pandemia de covid-19 e voltaram a receber público.
Com isso, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, parques municipais, como o Teresa Maia e Cemucam, clubes, academias e estabelecimentos ligados a atividades culturais como alguns cinemas, foram reabertos. No domingo (25) as ciclovias também foram liberadas.
O horário de funcionamento permitido para os estabelecimentos é das 11h às 19h. Academias podem abrir em dois horários: das 7h às 11h, e das 15h às 19h. A orientação é que a população evite aglomerações nesses espaços, que terão capacidade máxima limitada a 25%.
Para evitar a circulação de pessoas no período noturno, está mantido o toque de recolher entre 20h e 5h. Permanece ainda a orientação de teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviço e indústria.
Queda nas internações
O Estado de São Paulo registrou neste domingo (25) uma redução de 26,9% no número de pessoas internadas por COVID-19 no último mês.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 80,7% e na Grande São Paulo é de 79%.*
Desde o início da pandemia, já são 2.834.321 casos e 92.693 óbitos. Entre os que tiveram a doença, 2.483.669 já estão recuperados, sendo que 289.423 foram internados e receberam alta hospitalar.
Está vigente a Fase de Transição do Plano São Paulo, adotada diante da reversão da tendência de crescimento das internações. No entanto é fundamental que, mesmo com a redução dos índices, a população mantenha as medidas de distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos.
Como ficaram os horários de funcionamento.