13/07/2016
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), em parceria com a Prefeitura de Cotia, deu início às obras de implantação da rede que levará gás natural para a cidade de Cotia, inclusive na Granja Vianna.
Serão construídos 14 km de novas redes, entregues até maio de 2017, beneficiando uma área com três mil residências, além de indústrias e estabelecimentos comerciais como o Shopping Granja Viana, o centro comercial The Square Open Mall, o supermercado St Marche e a indústria alimentícia Kim Pães.
Como será a implantação da rede
A Companhia utiliza em suas obras o Método Não Destrutivo. Com este método, são abertas duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra. Através de um equipamento de perfuração direcional a nova tubulação é inserida no solo, sem a necessidade de abertura de grandes valas no asfalto. Segundo a empresa, o procedimento minimiza os efeitos no entorno da obra, bem como a área de interdição e a produção de resíduos como entulho.
Sobre o gás natural
O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Devido à sua composição, ele produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente. É um energético limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEE).
O gás natural também garante mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento.