TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Governo do Estado de São Paulo rompe contrato com a Enel

16/12/2025


Os governos federal, estadual e municipal decidiram em reunião nesta terça-feira (16), após a série de apagões e cortes de energia elétrica na capital e cidades da Grande São Paulo (entre elas, Cotia, Osasco, Barueri, Itapevi e Vargem Grande Paulista), romper o contrato com a Enel, concessionária responsável pelo seu fornecimento.

O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A decisão foi tomada após pressão conjunta dos governos estadual e municipal e marca o início do processo formal de caducidade da concessão, que será conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Considerada uma medida extrema, a caducidade (ou extinção do contrato) pode ocorrer quando confirmado que a concessionária descumpre obrigações contratuais e não tem condições de manter a prestação de serviços à população.

Durante o anúncio, o ministro Alexandre Silveira afirmou que a Enel perdeu as condições técnicas e operacionais para continuar à frente da concessão de energia elétrica na capital paulista e na região metropolitana. Segundo ele, a decisão conta com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçando o alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal para uma solução definitiva.

A crise se intensificou após um vendaval histórico registrado na última quarta-feira (10), quando ventos de até 98 km/h derrubaram árvores, postes e linhas de transmissão. O temporal provocou um apagão de grandes proporções, deixando mais de 2,2 milhões de residências e comércios sem energia elétrica, em alguns casos por até cinco dias.

A falta de luz gerou transtornos generalizados, como caos no trânsito, paralisação do comércio, prejuízos econômicos, falhas no transporte público e impactos diretos na rotina de milhões de moradores da Grande São Paulo.

Diante das falhas recorrentes, o Procon Paulistano, vinculado à Prefeitura de São Paulo, aplicou uma multa de R$ 14,2 milhões à Enel por problemas considerados graves e estruturais na prestação do serviço, especialmente no período entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Com o avanço do processo de caducidade, caberá agora à Aneel conduzir as próximas etapas, que podem resultar na retirada oficial da Enel da concessão e na definição de um novo modelo para o fornecimento de energia elétrica no estado de São Paulo.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X





























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR