02/09/2022
O Metrô de São Paulo anunciou que vai contratar o anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom, que vai ligar São Paulo a Cotia. A publicação foi feita nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial do Estado.
“Em consonância com as diretrizes de expansão da rede metroviária, neste ano foram elaborados os termos de referência para a contratação do anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA da Linha 16-Violeta, assim como para a contratação do anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA da Linha 22-Marrom.” diz um trecho de documento que é um balanço e metas da empresa.
Conforme a publicação, a empresa contratada deverá prestar serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia "para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha".
Segundo o mapa provisório com o trajeto do novo ramal, haverá um deslocamento mais ao norte para chegar até Osasco. De lá a Linha 22 chegará até o Rio Pequeno e então fará uma curva para a direita para cruzar a USP. Curiosamente, o Metrô prevê uma estação próxima a Butantã, Vital Brasil, de onde os trens seguirão até Rebouças-Hebraica, na Linha 9.
A linha Marrom então fará conexão com a Linha 4-Amarela em Faria Lima e na sequência a Linha 20, em Teodoro Sampaio, terminando sua viagem em Sumaré. Serão quatro conexões com a rede metroferroviária, portanto.A sessão pública de recebimento de documentos e propostas deve ocorrer no dia 17 de novembro de 2022.