14/04/2023
As mulheres são como as águas: crescem quando se encontram.
Tudo começou em 2016 quando Cristina Brasil precisou divulgar seus produtos e resolveu montar uma página no Facebook e também oportunizar que outras mulheres fizessem o mesmo. Ela é uma mulher super preparada, mãe de 3 filhos e de um monte de animais. Influenciadora, social media, bacharel em Fashion Business, pedagoga com formação na Alemanha e empreendedora na loja de roupas femininas Empodera Femme . Como se não bastasse, ela ainda é uma feminista engajada que faz parte de dois coletivos de mulheres de Cotia, o MulherAção e o Mandato Coletivo Feminino, a primeira candidatura coletiva de mulheres no Brasil.
“O grupo Mulheres da Granja foi criado com o objetivo de dar protagonismo ao Empreendedorismo Feminino e Materno da região, ser uma rede de apoio, troca de experiências e incentivo à Economia circular e consumo inteligente.”, explica Cris, que reúne no grupo do Mulheres da Granja 19.200 mulheres no Facebook, 4.150 seguidoras no Instagram @MulheresGV e mais de 380 empreendedoras da região.
Do grupo nasceu a necessidade de trocas presenciais e no dia 04/04, em plena lua crescente, aconteceu o terceiro encontro “Mulheres da Granja” no Espaço Sonata, com o propósito de “fomentar a união e a troca de experiências e presentes entre as empreendedoras. Consumir entre elas e interagir em prol de firmar parcerias de negócios.”, explica Cris com praticidade e generosidade peculiar.
No primeiro encontro do MulheresGV, foram 58 empreendedoras, no segundo 72 e agora no terceiro foram 96 empreendedoras da região que compartilharam deste dia de empoderamento e rede de apoio: “A união e troca entre mulheres empreendedoras é importante porque nos faz enxergar, perceber e entender que passamos pelos mesmos desafios de maternar, se reinventar ou até se reconstruir no ato de empreender.”
Nas páginas das redes, o Mulheres da Granja, além de divulgar produtos e serviços locais, dá dicas de autocuidado e negócios com bom senso, bom humor e leveza. Confira esta:
5 Dicas para Empreendedoras Femininas e Maternas:
1- Tenha uma rede de apoio: definir quem cuidará da criança - seja de forma remunerada, seja com a ajuda da família - é importante para gerenciar o tempo e organizar o trabalho.
2- Seja gentil com pessoas e agressiva com números: é preciso ter um olhar apurado para números e dinheiro. Questione: “Quanto eu tenho de dinheiro, quanto eu aguento de investimento? O que eu tenho de tempo disponível? Quem sou eu nessa equação?”
3- Se conecte com outras pessoas: encontre uma comunidade para ajudar e ser ajudada.
4- Comece já: quando você tem uma ideia e já sabe o quê e como fazer, não é preciso esperar. Precisa fazer o projeto funcionar.
5- Olhe para a tecnologia: é muito importante ter processos automatizados. “Não estou falando da tecnologia que leva o foguete pra Nasa, mas em saber mexer em plataforma, saber colocar um meio de pagamento, fazer um link”.
Fotos: Cintia Santos: @efata_photos
Evento no Espaço Sonata: @espacosonata
Para integrar o Mulheres da Granja acesse:
Grupo WhatsApp: chat.whatsapp.com/grupomulheresgv
facebook.com/mulheresdagranjaviana