TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Horta do Hospital São Camilo Granja Viana: 16 hectares de alimentos orgânicos e saúde sustentável

10/06/2022


No dia 8 de junho, o Site da Granja teve o prazer de participar de uma visita guiada à Horta Urbana do Hospital São Camilo, unidade Granja Viana, especializada em reabilitação e cuidados paliativos.

Em plena avenida São Camilo, esquina com a rua José Felix, quem passa pelos muros da antiga Casa de Repouso, hoje Hospital São Camilo, não pode imaginar que ali exista uma horta orgânica e dessa grandeza! Dispondo de uma área de 16 hectares, ela abastece, além desta unidade, a rede São Camilo Pompéia, Ipiranga e Santana.

A visita pela horta orgânica foi guiada pelo João Padula e pelo Mauro Spalding, do Instituto Kairós  , que desde março de 2020, numa parceria com o Hospital São Camilo, desenvolvem o projeto seguindo o modelo da agroecologia. 

Segundo João, hoje o projeto conta com ao menos 30 espécies de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e mais de 85 variedades de verduras, ervas aromáticas, legumes e frutas. Além da construção de uma composteira, a Rede investiu na implantação de meios de cultivos para a melhor produção de hortifrutis, como o consórcio de espécies e utilização de PANCs.

Presentes à visita, também estiveram Isabela Menezes do Transition Towns Granja Viana e coordenadora da Ecofeira Granja Viana, a cantora Luciana Mello e sua mãe Clodine - empresária e viúva de Jair Rodrigues -, de quem muitos na Granja já experimentaram seus dons culinários, como a deliciosa “Feijoada da Clô”! 

Isabela ficou impressionada com a horta: “Muito incrível saber que no centrinho da Granja Viana existe uma horta orgânica cuidada pelo Instituto Kairós”! E já agendou nova visita com integrantes de Orgânicos da Ecofeira e do Transition GV. Isabela escreveu nas redes sociais sobre a visita: “Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento”! Lindo né?!

Luciana Mello, também encantada com a horta, mencionava o desejo de que seus filhos estivessem presentes na visita, e sugeriu ao Hospital agendar visitas para turmas de crianças das escolas da região.

Segundo a equipe de nutricionistas, todos os alimentos produzidos no espaço são utilizados no preparo das refeições de pacientes e colaboradores da Rede e destacaram que o projeto tem como base o conceito “do campo para a mesa”, cujo propósito é contribuir para que o cultivo dos alimentos ocorra da forma mais natural possível.

A gerente de nutrição Tatiana Bononi, explica também que a Rede São Camilo SP criou um centro de treinamento para nutricionistas e cozinheiros dentro da Unidade de Cotia.

Após a visita, foram servidos pratos elaborados com ingredientes colhidos da horta, por sinal, deliciosos! Nós, do Site da Granja, especialmente Thereza Franco, historiadora e sabedora dos marcos históricos da região, como o prédio que hoje abriga o Hospital São Camilo, antigo seminário, antiga Casa de Repouso, que sediou a primeira escola particular da região no seus primeiros anos, ficamos muitos gratos em ver como a Rede São Camilo, ainda comandada pela Ordem Camiliana, como nos confirmou o Padre Antônio Mendes, respeita não só os fundadores e sua história, mas inclusive a horta, que já existia e que foi revitalizada pela Rede.  

Nossos parabéns ao Hospital São Camilo, toda a sua equipe e a equipe do Institulo Kairós, que com o seu trabalho vem promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável.

Saiba Mais:

hospitalsaocamilosp.org.br/granja-viana 

https://institutokairos.net/ 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR