10/11/2022
A iniciativa é do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Os padrões utilizados são da Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
A História do HRC começa com a Associação Hospital de Cotia, uma entidade filantrópica fundada em 23 de janeiro de 1968. Após seis anos de muitos estudos e projetos conduzidos pela entidade, o Hospital finalmente é inaugurado, no dia 12 de dezembro de 1975. Até então, era a única instituição de saúde localizada na região da Rodovia Raposo Tavares e Regis Bittencourt a oferecer assistência integral e para isso contava com uma oferta de 54 leitos.
Em setembro de 2007, o hospital foi estadualizado, passando a chamar-se HOSPITAL REGIONAL DE COTIA - HRC. No mês seguinte, mais precisamente a partir de 1º de outubro de 2007, a Secretaria de Estado da Saúde firmou um contrato de gestão com o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Seconci-SP, para administrar o HRC.
Esta Premiação do Hospital Regional de Cotia é marcada por muito trabalho e dedicação de uma equipe de mais de 700 pessoas comprometidas com a missão do Hospital: defender a saúde da comunidade e contribuir para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde.