08/12/2011
Fotos: Lígia Vargas
Na última quinta-feira (1), foi realizada no Centro Cultural da Wurth, a cerimônia de abertura da exposição da 15ª Mostra de Artes Visuais. O evento foi presidido pelo superintendente do Instituto cujo nome é o mesmo, Rodrigo Mendes. Ele apresentou os projetos desenvolvidos e os resultados obtidos ao longo de 2011. A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença de cerca de 150 pessoas.
Esteve presente a secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, acompanhada da adjunta, Geslayne Cristina Dias de Camargo, equipe do Instituto Rodrigo Mendes, educandos participantes do Programa Singular, familiares, patrocinadores e apoiadores do projeto.
Rodrigo Mendes homenageou os apoiadores da instituição e falou sobre os quinze anos do projeto. "Ao longo de suas quinze edições, a mostra já recebeu mais de 10 mil pessoas, tendo ocupado espaços culturais nobres da cidade de São Paulo, como o SESC Pompéia, SESC Pinheiros, Memorial da América Latina e Centro Cultural de São Paulo. Este ano, quero enfatizar o conceito da identidade e o convívio entre as diferenças. Os trabalhos expostos contemplam variadas linguagens como desenho, pintura, linóleo, gravura, xilogravura, monotipia e colagem".
A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, destacou que o tema inclusão tem sido tratado de várias formas, e vivenciar a inclusão nas escolas faz toda a diferença. "A ajuda dentro da sala de aula tem sido mútua entre os alunos e professores com o portador de necessidades especiais. A Secretaria de Educação tem dado o suporte necessário para que as escolas apresentem estratégias pedagógicas diferenciadas e desenvolvam as habilidades dos alunos". E finalizou. "O Instituto Rodrigo Mendes abriu novos horizontes e formas de pensar dos educadores da rede municipal de ensino".
O visitante da exposição pode conferir 120 obras, resultado do trabalho produzido ao longo de 2011 na oficina de formação em artes - o Programa Singular. O Programa Singular contou com a participação de 48 educandos de 14 a 39 anos em situação de exclusão e que foram selecionados em escolas públicas e instituições sociais dos municípios de Cotia e Carapicuíba.
Partindo de uma filosofia inclusiva, os programas do Instituto possuem abordagem pedagógica, permitindo aos alunos desenvolver projetos pessoais conduzidos a partir do processo de investigação individual, além de serem convidados a participar das iniciativas de geração de renda, como a venda de obras em exposições e a comercialização dos direitos autorais de sua produção artística.
Ao longo destas 15 edições, a Mostra de Artes já recebeu mais de 10 mil visitantes.
Sobre o Instituto Rodrigo Mendes
Criado em 1994, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. Suas ações desenvolvem-se por meio de um Centro de Estudos e três programas:
Singular: programa de artes visuais cujo objetivo é colaborar para a formação de indivíduos autônomos. Suas ações envolvem cursos, oficinas e exposições. Têm como principal público-alvo pessoas em situação de exclusão.
Plural: programa de formação no campo de educação inclusiva. Tem como público-alvo principal educadores da rede pública de ensino e gestores. Suas ações são customizadas a partir das demandas e do contexto de cada projeto.
Geração: programa cujo principal objetivo é colaborar com a sustentabilidade do IRM. Suas ações envolvem licenciamentos e a comercialização de produtos. Dispõe de um banco de imagens digital, disponível a potenciais clientes.