TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Lá vem o apagão! Frio tudo bem.

13/08/2009








Frio tudo bem. Chuva também. O granjeiro está acostumado a este clima que mais parece o europeu. Mas e quando acaba a luz? Ah, isso não tem nada de Europa! Eu conheço gente que tem, por prevenção, lanternas "a tira colo" em cada um dos cômodos da casa. Quando começa o temporal a maioria já sabe que vai ficar no escuro. Às vezes é rápido, mas há dias em que são horas sem geladeira, TV, computador, etc. Mas afinal, por que isso ocorre?

A região de Granja Viana é cheia de árvores, todo mundo sabe. O que quase ninguém sabe é que a responsabilidade de poda dessas árvores, além do que sobra das podas, de acordo com o sub-prefeito da Granja Viana, Luiz Gustavo, é da Eletropaulo.

"O atendimento da concessionária deixa a desejar" explica Luiz Gustavo. "Além de não ter uma equipe para realizar o serviço com a freqüência necessária, estamos acostumados a encontrar os restos das podas quando são feitas, espalhadas pelas ruas, para que a sub-prefeitura dê uma solução." continua. "A demora no atendimento quando a falta de luz ocorre foi questionada várias vezes. Pedimos carros de plantão, que foram negados. A Eletropaulo alega que não há viaturas disponíveis".

A discussão parece longa e enquanto a Eletropaulo não se acerta com a sub-prefeitura, o jeito é buscar alternativas.

As mais conhecidas e baratas são as velas, lampiões e lamparinas. Elas dão um charme ao ambiente, criam um clima super romântico, mas são perigosas por causa do risco de incêndio. Depois delas vêm as lanternas, solução mais adotada pela maioria das pessoas por causa da relação custo/benefício. Mas para quem quiser tratar o problema talvez de forma mais eficaz, soluções indicadas são as luminárias de emergência e os geradores de energia.

As luzes de emergência são baterias recarregáveis pela energia que acionam uma ou duas lâmpadas quando ocorre a falta de luz. São utilizadas freqüentemente como sinalizações de rota de fuga ou como iluminação de ambiente como quartos e sala. Casas de material de construção como Leroy Merlin e C&C, além de hipermercados como Wal Mart e Carrefour costumam ter vários modelos e marcas para compra.

Até aqui as dicas eram de opções para não deixar ninguém no escuro. Para aqueles que além de não gostar do breu, querem continuar com a geladeira, chuveiro elétrico e TV funcionando quando a luz fornecida pela Eletropaulo é interrompida, o jeito é apelar para o gerador.

A instalação de um gerador de energia necessita de investimento. De acordo com o arquiteto Rui Lopes, em média, para deixar itens como geladeira, chuveiro elétrico e cômodos da casa funcionando, sem contar o custo de mão-de-obra, gasta-se aproximadamente seis mil reais.

Dadas as dicas, agora é esperar o próximo temporal cair!

Serviço:

Agência Nacional de Energia Elétrica
http://www.aneel.gov.br

Carrefur - Carrefour Raposo Tavares
Rod. Raposo Tavares, Km 17
(11) 3784-2721

Eletropaulo
http://www.eletropaulo.com.br

Leroy Merlin
Rodovia Raposo Tavares, Km 14,5
(11) 3732-0800

Rui Sierra Lopes
Arquiteto especializado em instalações elétricas e hidráulicas
Cel. 99806571

Wal Mart
Raposo Tavares, Km 23
(11) 3201-3700


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR