23/06/2014
O COMAM, Conselho Municipal Ambiental, reuniu-se para aprovar a Lei da Política Municipal de Resíduos Sólidos, criada com o objetivo de orientar a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O descarte de pneus, pilhas e baterias, combustíveis, óleo mineral e vegetal, lixo hospitalar, resíduos da construção civil e de indústrias, material seco reciclável, dentre outros, serão, assim, contemplados com metas e ações públicas e privadas para que sejam destinados de forma correta, por meio de pontos de coleta, locais de disposição licenciados e específicos, passando pela informação e conscientização da população.
Outro ponto debatido entre os membros do conselho, que aprovou o texto da minuta de Lei por unanimidade, foi a importância de evitar o descarte clandestino, principalmente aqueles oriundos de municípios vizinhos.
O subsecretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Aristides Pinheiro, ressaltou: “Vamos criar meios para evitar que isso aconteça, ampliando a fiscalização e mostrando à população quais as formas corretas de descarte para cada tipo de resíduo, reforçando que alguns deles podem até se tornar fonte de renda”.
Algumas ações já vêm acontecendo em Cotia. A Secretaria do Meio Ambiente e Agropecuária já implantou o sistema de coleta de óleo comestível em diversas escolas municipais, o Papa Pilhas, o Posto de Coleta de Lixo Eletroeletrônico, o Ponto de Entrega Voluntária – PEV, que recebe os materiais secos como vidros, papéis, plásticos e outros na Administração Regional de Caucaia. Em breve um Autoclave de alta temperatura, sistema para o tratamento de resíduos hospitalares como seringas e agulhas descartáveis usadas, deverá ser implantado nesta unidade de Caucaia.
A tramitação do texto minutado da Lei, já aprovado neste conselho, terá continuidade através do Conselho de Meio Ambiente da Câmara Municipal.
Endereços Úteis
Posto de Coleta de Lixo Eletrônico – Shopping Pátio Cotia, na Avenida Mathias de Camargo, 512, Centro
Posto de Entrega Voluntária - PEV, ao lado da Administração Regional de Caucaia do Alto, na Av. Luiz Sacramento, em Caucaia do Alto.