TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Ligia Helena Vargas

25/04/2024




Homenagem à irmã, amiga, fotógrafa, aquariana antenada, que na sua quietude tocou nossos corações.


Ligia Vargas, a Lena, foi embora! A caçula de quatro furou a fila! Foram 63 anos de caminhada pelo Planeta. No velório, amigos e sobrinhos contaram histórias tornando sua essência mais visível para todos. Samantha, que na época não a conhecia ainda, disse que entrou na sua loja na Vila da Mata e gostou de um casaco que não tinha dinheiro para comprar. Lena decidiu a questão: Leva sem pagar! Magda disse que ela era muito ética e ia logo avisando todos os defeitos que tinham na roupa que a pessoa estava comprando. Frau Perolina é o nome da marca que ela criou de camisas masculinas feitas sempre com tecidos muito coloridos, que o seu lado de artista plástica, formada na FAAP, escolhia a dedo. Ela levou Pedro por toda a sua adolescência em concertos na Sala São Paulo, em danças no Teatro Alpha, livrarias, cinemas, museus, criando assim repertório para o cineasta que ele é hoje. Juju contou que caminharam por muitos lugares descolados que ela conhecia muito bem em Londres. Ela ficava meses seguidos morando em hotéis na Europa, com a herança que recebeu do pai imigrante português. Quando voltava trazia malas encantadas repletas de pequenos “tesouros” que ela tão bem garimpava. Aquariana excêntrica, antenadíssima sempre com as novas tecnologias, foi fotógrafa do site da Granja por muitos anos. Desse modo, apesar de muito tímida, acabou conhecendo, interagindo e sendo querida por muitas pessoas da comunidade. Como disse Silvia: ela aparentemente isolada e quieta no seu canto se movia muito por todas as tribos. Vegetariana desde sempre, recolheu da rua muitos cães e gatos. Teve muitos Dálmatas, seus amores. Ficou a Maia, a última delas. Quando éramos crianças pequenas, deitadas nas nossas caminhas, disputávamos quem diria por último boa noite uma para a outra. Eu, por ser mais velha, me sentia mais esperta e por isso achava que ganhava a disputa sussurrando bem baixinho ainda mais uma vez antes de pegarmos no sono. Como seria bom se a gente ainda estivesse brincando assim. Ela, tão viajante como sempre foi, deixou a Terra num voo rápido “em direção a estrela mais brilhante”. Como dizia a música que os amigos cantaram na despedida: “seus ensinamentos vamos sempre nos lembrar, o seu ser será honrado, vamos sempre te amar, a luz é teu caminho, e ela vai te libertar”. Boa noite Lena. Boa viagem Ligia...


Por Jany, sua mana!


Ligia Vargas

“Conheci a Ligia no teatro. Nossa Julieta. Linda, com seus longos cabelos, uma Julieta perfeita. Sempre sensível e delicada, nos reencontramos, anos depois, na Granja, por conta do trabalho e juntas realizamos muitas pautas, exposições e durante alguns anos, frequentamos a OSESP, todas às sextas, juntas. Era sagrado. Com a pandemia, as coisas mudaram e nossos encontros ficaram mais distantes…ela entendia muito de música, cinema, teatro. Era uma enciclopédia. Viajou o mundo. Suas fotos contam um pouco das suas andanças… nosso último encontro foi aqui, na galeria de arte, onde ela participou da mostra “Arte e Cura”, sua última exposição. Que você descanse em paz, amiga querida! E quero que saiba o quanto foi importante na minha vida. Que seja luz!!”

Um abraço forte, Solange Viana


A imagem em destaque foi criada por Ligia com a ajuda da Inteligência Artificial (IA). Foi um dos últimos trabalhos da fotógrafa, sempre atenta às novidades em tecnologia. Na mesma página (threads.net/@ligiavargas/) com esta e mais outras imagens, encontramos esta frase de sua autoria:

"A vida é feita de imagens, sejam fotos do Instagram, artes de mestres de museus, desenhos, pinturas dos invisíveis." Postada no último dia do ano de 2023.  

Reservada, Ligia não postava fotos pessoais no seu instagram @ligiavargas . Além das fotos geradas com AI, fotos lindas de suas viagens possibilitavam que viajássemos junto com ela. 


Tivemos, nós do Site da Granja, o privilégio, durante quase dez anos (de 2008 a 2017) de ter nas páginas do portal fotos da talentosa e querida Ligia.  Suas fotos de crianças sempre me deixaram emocionada, as do Mercado de Trocas da Granja, evento que acontecia todo mês, no lindo ulaBiná, ficaram eternizadas através do seu olhar doce e sensível. 

Beijo, Ligia, que sua viagem seja cheia de luz e amor, como tudo o que aqui nos deixou.

Thereza Franco



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR