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Manifestação na Raposo, prejuízo e ressarcimento com o apagão

08/11/2023



Saiba como acionar a Enel para ressarcimento ou desconto na conta

Uma manifestação contra a falta de energia em São Paulo provoca interdição parcial da rodovia Raposo Tavares no início da noite desta quarta-feira (8). O bloqueio ocorreu na pista sentido capital paulista.

De acordo com a Polícia Militar, o bloqueio ocorreu na altura do km 38 da rodovia em Cotia. Apenas uma faixa de rolamento estava liberada para o tráfego. Manifestantes chegaram a queimar objetos na via.

Ainda sem luz

A interrupção de energia elétrica que atingiu partes da cidade de São Paulo e da região metropolitana na sexta-feira, 3, continuava afetando moradores até esta quarta-feira, 8. São mais de 120 horas sem luz, cenário que tem forçado ajustes na rotina de quem segue sem ver o serviço completamente restabelecido. Na manhã desta quarta, 08, a Enel estimava que 30 mil endereços seguiam sem energia, número que caiu para 11 mil no período da tarde.

A grande maioria se encontra na capital (4.600 imóveis) e nos municípios de Embu e Cotia, na Grande São Paulo. O número representa 0,5% dos 2,1 milhões afetados. Além dos clientes afetados há mais de cinco dias, outros 56 mil estão sem energia por conta de ocorrências mais recentes

Sem luz há quase cinco dias, a empreendedora do setor de vendas Tânia Mara Picolli, de 50 anos, que mora no bairro Recanto Verde, em Cotia, afirma que, além de alimentos estragados na geladeira e no freezer, também está enfrentando desafios para trabalhar.

"Sobre o meu trabalho, que é home office, todos os dias venho até um supermercado da região, que tem gerador, e disponibilizou para que eu recarregue meu celular e também laptop, nestes dias sem luz na minha casa, para conseguir manter o meu emprego. No setor de vendas, preciso me comunicar com pessoas do Brasil todo", afirma Tânia.

Segundo ela, alguns comércios, que funcionam com gerador, só estão aceitando pagamento em dinheiro. "Estamos comendo o que encontramos em locais ainda abertos no bairro. Na região, há mais de trezentas famílias que moram em chácaras passando por todo este transtorno. Há muitos fios partidos, árvores penduradas nos fios ao longo da Rodovia Raposo Tavares. Fomos esquecidos", lamenta Tânia, que tem ligado todos os dias para a Enel e aberto ao menos cinco chamados diários.

Em nota, a Enel assim se manifestou:

"A companhia reforça que está atuando com mais de 3 mil técnicos nas ruas e que têm trabalhado de forma incansável para reconstruir trechos inteiros da rede elétrica, garantindo a energia para todos"

Como peço ressarcimento do aparelho elétrico danificado?

De acordo com a concessionária, o consumidor pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel.

Aplicativo da Enel SP pode ser baixado pelos sistemas operacionais iOS ou Android.

Agência Virtual

Central de Atendimento: 0800 72 72 120

Ou presencialmente em qualquer loja de atendimento.

Quais são os requisitos para pedir o reembolso?

Para dar entrada no pedido de ressarcimento, é necessário atender os seguintes requisitos:

- Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;

- Informar a data e o horário provável da ocorrência do dano;

- Relatar o problema apresentado

Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como marca, modelo, ano de fabricação.

Quais são os prazos para pedir ressarcimento?

É possível ingressar com a solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento. Para mais informações, acesse AQUI 

Como faço para pedir reembolso dos alimentos estragados?

As regras ainda não estão definidas. A Agência de Energia Elétrica tem 30 dias para definir um programa de reembolso juntamente com a concessionária, a Prefeitura e o Governo de São Paulo

Como serão descontados os dias em que o imóvel ficou sem energia?

A empresa informa que o desconto será feito de forma automática pelo sistema que contabiliza as horas de fornecimento do serviço. Os dias sem luz serão discriminados. É importante conferir se as informações estão corretas quando chegar a fatura.

Procon atende reclamações contra a Enel em Carapicuíba

O passo a passo para realizar a reclamação pode ser visualizado através deste vídeo 

O atendimento também pode ser feito no Procon, localizado na Estrada Ernestina Vieira, 149, no Ganha Tempo, dentro do Plaza Shopping Carapicuíba.

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 15 horas, com 60 senhas disponíveis por dia.



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