TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Máscaras liberadas: veja onde uso é obrigatório, onde é optativo e quem deve manter o uso

18/03/2022


Conforme já publicamos o uso de máscaras que evita a contaminação do covid-19 deixou de ser obrigatório em locais fechados a partir desta sexta-feira (18). Liberação da proteção em locais aberto já era opcional desde o inicio deste mês. 

O decreto (66.575/2022), do Governo do Estado que deliberou sobre a suspensão da obrigatoriedade em locais fechados foi publicado na quinta-feira (17) em edição extra do Diário Oficial. 

A regra, no entanto, não se aplica ao transporte coletivo (trem, metrô, ônibus, táxi, transporte de aplicativo) e os seus respectivos locais de embarque e desembarque, e todos os locais de atendimento em saúde (hospitais, clínicas, prontos-socorros, unidades de saúde), nestes espaços o uso de máscara segue obrigatório.

De acordo com a deliberação do Estado as prefeituras tem autonomia para decidirem pela liberação ou não da proteção em locais fechados. 

Em nota, a Prefeitura de Cotia informou que “mais uma vez, seguirá as orientações do Estado baseada na melhora contínua nos indicadores epidemiológicos relacionados à pandemia."

“A vacina contra a Covid-19 deve ser tomada por toda a população elegível, de acordo com o cronograma da campanha de imunização, e na quantidade de doses indicada”. 

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Cotia informava que a cidade contabilizava, desde o início da pandemia 748 mortes em decorrência de complicações da Covid-19 e duas pessoas estavam internadas. No total, 22.966 pessoas testaram positivo para a doença das quais 22.093 se recuperaram. 

Máscaras deveriam ser mantidas em ambientes fechados, diz especialista

Idosos e imunossuprimidos devem manter o uso de máscara como proteção contra a covid-19, mesmo em cidades onde não haja mais obrigatoriedade. O alerta é do professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), Bergmann Morais Ribeiro.

"Na minha opinião, ainda não é o momento de liberar o uso de máscaras em ambientes fechados. Como o número de transmissões e mortes está diminuindo ao longo do tempo, a liberação em espaços abertos é algo natural. Mas, ainda não é o momento para espaços fechados. A variante Ômicron é muito transmissível e há pessoas imunossuprimidas ou idosos que, se pegarem o vírus, mesmo vacinados, correm o risco de ser hospitalizados e ter a doença de forma grave", disse. Para o professor, a liberação em espaços fechado deveria estar vinculada à queda do número de mortes por covid-19.

Outro ponto destacado pelo professor é a necessidade de que os brasileiros completem o ciclo vacinal contra a covid-19.

"A pandemia ainda não acabou. Existem outras variantes que surgiram, como a Ômicron, que aumentou o número de infecções na Grã Bretanha, em Hong Kong e na própria China. Se não tomarmos cuidado, pode aparecer nova onda", lembrou.

Para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a flexibilização de medidas protetivas contra a doença, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro. De acordo com o boletim do Observatório Covid-19 divulgado pela instituição, as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença. Ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval. 

O boletim cita estudo recente que sugere que o uso de máscaras deve ser mantido por duas a dez semanas após a meta de cobertura vacinal ser atingida, entre 70% e 90%. Com o surgimento da variante Ômicron e sua maior capacidade de escape dos anticorpos, o boletim diz que as máscaras ficaram ainda mais importantes.

Veja onde o uso da máscara é obrigatório e onde é optativo.  

Onde a máscara segue obrigatória:

- Hospital;

- Pronto-Socorro e Pronto Atendimento;

- Clínicas e laboratórios;

- Unidades Básicas de Saúde;

- Consultórios odontológicos, de estética e afins;

- Clínica Veterinária.

Onde a máscara é optativa*:

- Empresas;

- Escritórios;

- Lojas;

- Shoppings;

- Restaurantes;

- Academias;

- Escolas;

- Cursinhos;

- Faculdade.

*A gerência/coordenação destes estabelecimentos poderá definir sobre o uso de máscaras em seus espaços.

(Com informações da Agência Brasil)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR