12/07/2012
Se você acha que só seus músculos precisam de academia, engana-se! Para oxigenar seus neurônios e botar para funcionar com muito mais resultados sua massa cinzenta, acaba de chegar à Granja a nova escola de ginástica para o cérebro - o Método Supera. À frente do empreendimento, está a educadora e geógrafa Élina Devico, que identificou a região como bastante receptiva à proposta que o método está trazendo.
Desenvolvido pelo engenheiro do ITA Antonio Carlos Perpétuo, o método surgiu inicialmente da disposição em ajudar seu filho a superar dificuldades nas tarefas escolares. Antonio Carlos teve a idéia de usar o ábaco como estímulo ao raciocínio lógico-matemático, e logo reconheceu a eficiência de seu uso como forma de desenvolver outras competências cognitivas, exercitando diferentes regiões do cérebro. Para quem não conhece, o ábaco é um instrumento de cálculo utilizado há séculos por chineses e japoneses, que o trouxeram ao Brasil em 1908.
A ele, o método somou uma série de outros materiais pedagógicos, cuja finalidade é estimular as sinapses cerebrais, trilhando novos caminhos de raciocínio e desacomodando o comportamento automático e repetitivo com o qual o cérebro habitua-se a funcionar.
A partir de suas percepções dos resultados altamente positivos alcançados com a ferramenta, Antonio Carlos contratou uma equipe de pedagogos para desenvolver um método de ginástica cerebral, aliando neurociência e psicopedagogia e tendo o ábaco como carro-chefe.
Na medida em que o aluno aprende a utilizar as ferramentas e exercícios apresentados pelo programa, além das múltiplas inteligências, capacidade de síntese e análise, de expressão e comunicação, ele também aumenta sua auto-estima, confiança e segurança em obter resultados. A aplicação do método em alunos hiperativos tem sido o maior sucesso, trazendo concentração e disciplina em seu aprendizado. O curso oferece uma nova forma de aprendizado, com variedade de materiais lúdicos e desafio crescente de atividades. A sensação de superação é visível e muito estimulante para a continuidade do curso.
O Método Supera está se espalhando por todo o Brasil e já conta com 92 franquias. E não são só estudantes que se beneficiam da técnica, pois não tem idade para o exercício cerebral, ele é necessário a vida toda. Sua metodologia consiste em aulas semanais de duas horas, durante 18 meses. As classes são divididas por faixa etária - de 6 a 8 anos, de 9 a 13, de 14 até a idade adulta, e idosos (há alunos de até 92 anos!!). Há também classes voltadas para vestibulandos e concursandos, que precisam de rapidez de raciocínio, boa memória e economia de tempo. Em turmas pequenas de até 12 alunos, o educador acompanha os alunos individualmente, cada um no seu ritmo. O método também tem sido oferecido para escolas, com treinamento de professores e fornecimento de material - apostilas e jogos.
Com um custo bem acessível, a unidade da Granja está oferecendo 50% de desconto na matrícula e parcelando em 6 vezes o material pedagógico. Élina convida a todos a fazer uma aula experimental, uma vivência prazerosa e instigante, revelando o quanto ainda somos capazes de aprender ao exercitar nosso cérebro!
Método Supera
Rua Nemitala, 122 - Parque São George
Horários: de 2ª. a 6ª feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 12h30.