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Metrô mais perto

22/12/2022


O Metrô de São Paulo classificou três consórcios e desclassificou um na licitação para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e de estudo de impacto ambiental para a construção da linha 22-Marrom, prevista para ligar Cotia à capital paulista. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 22.

Trata-se da fase de propostas técnicas. As propostas comerciais, ou seja, o preço que cada consórcio vai cobrar pelo serviço, serão abertas em 04 de janeiro de 2023.

Os consórcios classificados são:

Consórcio Systra Prime 122

(Systra Engenharia e Consultoria Ltda, Prime Engenharia e Comércio Ltda)

Consórcio GPO, Geocompany, Tetra. JPG 

(GPO Sistran Engenharia Ltda, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda, Tetraarqui Arquitetura E Projetos Ltda, JPG Consultoria e Participações Ltda.); 

Consórcio Linha 22 Marrom NEMPI

(Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Maubertec Tecnologia e Engenharia Ltda, Pólux Engenharia Ltda, Intertechne Consultores S.A.) 


O Consórcio STEMM—Linha 22 foi desclassificado.  Ele é formado pelas empresas Sondotécnica, Tuv Rheiland Ductor, Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura, Metroeng e Multiplano.

A companhia justificou a decisão por conta da apresentação de profissionais que não atendem aos critérios de formação e experiência exigidos. Cabe recurso administrativo. 

LINHA 22: 

A linha 22-Marrom tem 29 quilômetros de extensão,  em um traçado provisório que prevê 19 estações entre Cotia, na Grande São Paulo, e a região de Sumaré na zona oeste, passando pela cidade de Osasco e fazendo a integração com a Linha 2-Verde, Linha 4-Amarela (ViaQuatro), Linha 9 -Esmeralda de trem  (ViaMobilidade) e a futura Linha 20 - Rosa de metrô. Também haverá integrações físicas previstas com serviços de ônibus municipais e metropolitanos. 

O trajeto preliminar estima atender a USP (Universidade de São Paulo), a mais importante do país que ainda não tem o transporte metroviário nas suas dependências. No entanto, esses dados devem mudar na medida em que o anteprojeto for executado. O Metrô ainda não definiu nem o tipo de traçado da linha, se será subterrâneo, na superfície ou elevado, e mesmo se terá um mesmo padrão de modal ou dois.


A divulgação das notas técnicas, que indicarão qual deles teve a melhor classificação, será feita no dia 4 de janeiro de 2023, às 10 horas, quando também haverá a divulgação das propostas comerciais. O vencedor será apontado por uma combinação entre técnica e valor comercial.


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