06/05/2010
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, na última semana, chamou a atenção dos membros do Movimento Granja Viva. Trata-se de uma decisão da prefeitura de solicitar que os moradores do bairro do Morumbi recuperem as calçadas tomadas pelo mato, buracos e entulho que dificultam a circulação dos pedestres.
Segundo a matéria, a subprefeitura do Butantã, responsável pela área, está fazendo um mutirão para identificar irregularidades e notificar os donos dos imóveis de 458 ruas do bairro, que terão 30 dias para resolver os problemas e evitar as multas.
Embora as regras para condições das calçadas sejam válidas para toda a cidade, a fiscalização ainda é esporádica, o que dificulta seu cumprimento. Segundo a legislação municipal, o passeio precisa ter pelo menos 90 cm de largura de área pavimentada, livre de buracos, ondulações, mato etc.. Essa é a largura necessária para a passagem de uma cadeira de rodas. Os canteiros devem ter pelo menos 30 cm de largura, além da área livre prevista e degraus na área de passagem não serão fiscalizados neste momento.
O subprefeito do Butantã, Regis Gehlen de Oliveira disse que o mutirão será levado para toda a área da subprefeitura - distritos de Butantã, Rio Pequeno, Raposo Tavares e Vila Sônia. A Granja está precisando de um mutirão como este, mas que sem dúvida terá que vir do poder público.
![]() Fonte: conforme enviada matéria da Folha de S. Paulo, pelo Movimento Granja Viva |