05/12/2012
Por: Karen Gimenez
A promessa de fazer as compras de Natal com antecedência dificilmente se concretiza. Com isso, o mês de dezembro parece curto para tantas providências a tomar. Presentes, preparativos para viagens, compras para a ceia, entre outros afazeres.
E é justamente essa correria de dezembro que deixa as pessoas mais distraídas. E os ladrões mais espertos, inclusive os virtuais. Para minimizar riscos na hora de fazer suas compras o Site da Granja transmite algumas dicas dadas pela Polícia Militar e pela McFee uma das maiores empresas do mundo em segurança digital.
Quando você vai até as lojas:
* Sempre que possível, faça suas compras acompanhado. Evite ir sozinho
* Se possível, deixe as crianças em casa na hora de fazer as compras.
* Evite transportar grandes somas de dinheiro. Tenha na carteira apenas o básico para aquele momento.
* Preferencialmente, pague tudo com cheque ou cartão.
* Nunca revele sua senha para terceiros. Atente para "falsos" funcionários que lhe ofereçam auxílio junto aos terminais bancários.
* Não perca o seu cartão de crédito de vista, ao pagar uma conta. Vá ate o caixa e espere que a transação seja feita. Quando receber seu cartão de volta, verifique se é realmente o seu cartão;
* Ao sair do estabelecimento, olhe para todas as direções e verifique se não tem ninguém seguindo você.
Nas compras pela internet:
* Lojas virtuais falsas. Sites falsos que tentam induzir o consumidor a digitar o número do cartão de crédito e outros dados pessoais.
Procure comprar de empresas conhecidas ou que tenham lojas reais.
Tente pela internet contato com pessoas que já compraram naquele site e veja se a empresa cumpre o que promete, em relação a prazos e qualidade do produto. Uma rápida pesquisa no Google já deve trazer algumas informações bastante úteis.
* Pagamento com segurança. você também pode garantir uma compra segura procurando sites com forma de pagamento via PayPal , PagSeguro, entre outros. Todas as transações feitas no site que utilizem esse tipo de sistema são mais seguras, pois o pagamento só é repassado ao vendedor depois de você receber sua encomenda.
* Golpes de viagens. Páginas de agências de viagens falsas são usadas para induzir o fornecimento de dados financeiros.
* Spam de Natal. Muitos spam apresentam temas natalinos com ofertas tentadoras. Quando o anúncio é bom demais para ser verdade, provavelmente é falso.
* Concursos falsos. com links perigosos ou que pedem informações pessoais. Cuidado também com concursos via redes sociais. Desconfie sempre, principalmente quando o prêmio for muito atraente.
* Cartões e vales-presentes falsos. Cuidado ao comprar vales-presentes de terceiros, pois eles podem ser uma fraude.
* Instituições beneficentes falsas. Os golpistas aproveitam as doações usuais a instituições beneficentes e enviam e-mails de spam com publicidade de instituições falsas.
* Cartões virtuais maliciosos. Os cartões virtuais são uma maneira popular de desejar Boas Festas, mas alguns podem conter spyware ou vírus quando o usuário clica no link para ver a mensagem.
* Classificados falsos. Cuidado com ofertas falsas que pedem muitas informações pessoais ou que seja transferida uma quantia em dinheiro, pois pode tratar-se de um golpe ou fraude.