14/03/2013
Movimentando cerca de R$ 800 milhões (estimativa para este ano), a Páscoa é uma das épocas mais lucrativas para o comércio, principalmente de chocolates. Acreditam os economistas que o consumo na festa em 2013 deve ser de 10 mil toneladas. Os ovos sempre foram a primeira opção de presente, seguida por outros formatos especiais de chocolate como coelhos, cestas etc. A disparidade dos preços entre um chocolate industrial em formato de barra e o mesmo chocolate em formato de ovo começou a despertar o interesse por presentes alternativos. A versão ovo de um chocolate em barra da mesma marca, tipo e peso podem ter diferença de até 400% no preço, segundo levantamento publicado pela revista Exame.
Os chocolates artesanais foram ganhando espaço com isso. Afinal, eles têm charme e requinte próprios e costumam estar próximos da exclusividade. Há casos até em que o cliente pode "ajudar" a compor uma receita a seu gosto. A Granja tem diversas fábricas artesanais de chocolate e até profissionais autônomos que deixam suas ocupações principais e se dedicam à arte do chocolate nessa época.
O risco dos coelhos
Coelhos de verdade também costumam agradar alguns. Mas desagradam muitos, principalmente os protetores dos animais que alegam que um animal - independentemente de qual for - adquirido sem muita conversa e concordância de todos os membros da casa tem a grande chance de ser abandonado em pouco tempo. Sobre os coelhos, essa tendência costuma ser comprovada rapidamente, pois é um tipo de animal que interage menos que um cachorro, por exemplo, diminuindo rapidamente o interesse da criança pelo pet.
A criatividade não para. Vem crescendo o número de pessoas que opta por presentes mais duráveis na Páscoa, independentemente de serem produtos alusivos à época. Essa tendência de ir além do chocolate também se justifica pelo aumento da obesidade no País.
Bolsas, roupas, acessórios, sabonetes, cremes e até videogames estão entrando na pauta da festa. Algumas empresas de cosméticos, inclusive, lançam linhas especiais nessa época tendo chocolate como ingrediente principal Os bichos de pelúcia continuam em alta.
Motivo da festa
Seja qual for o presente, o mais importante é não esquecer o real motivo da festa, que este ano é comemorada no dia 31 de março. A Páscoa é a celebração cristã da ressureição de Cristo. É uma das datas mais importantes do Cristianismo e marca o fim da Quaresma. Também é comemorada pelos judeus. A imagem do coelho é associada à data como símbolo de fertilidade. Os ovos coloridos - que nos tempos antigos não eram de chocolate - eram oferecidos como presentes representando a luz solar. Mais do que trocar presentes é um momento de celebração, reflexão e acima de tudo, muita paz.