13/11/2014
Sem dúvida, uma das datas mais importantes na vida de uma mulher é o casamento. Neste grande dia tudo deve estar impecável... Vestido, decoração, buffet, sapatos... E há dois itens primordiais para o sucesso da cerimônia: o make e o penteado. “A proposta sempre deve ser realçar os pontos fortes da noiva, sem ferir sua identidade diante de seus convidados e futuro marido. Não existe uma maquiagem ou tipo de cabelo específico, a regra básica é estar o mais natural possível, sem exageros, e que imprima sua personalidade”, explica o cabelereiro visagista Thiago Oliver, do Oliver’s Hair Studio, localizado no Embu das Artes.
Para Thiago, o profissional que aplicar o conceito de visagismo - a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética) -, precisa saber analisar não só as características físicas, como formato do rosto ou tom de pele, mas também temperamento, estilo de vida, profissão, desejos e principalmente o vestido escolhido por ela. “E é isso que fazemos aqui no Studio. Gosto de produzir a noiva em um caminho de resultado, respeitando-a. Não ofereço um produto ou um serviço específico, mas um contexto”.
Penteado
O vestido também diz muito sobre a personalidade da noiva e o que ela quer transmitir. Thiago explica que para cada tipo de modelo, é possível definir qual o melhor penteado para aquela noiva. "Um vestido liso, sem muito enchimento, mais compacto, por exemplo, traduz uma mulher de personalidade forte e firme e que não gosta de muitos apetrechos”.
Agora, para a noiva que escolher um vestido bolo, completamente bufante, sua identidade visual é de uma mulher conservadora. “O cabelo deve ser mais estruturado, mais preso, estilo princesa”, ensina. A que investir em um vestido de renda, a tendência é de ela ser uma mulher mais moderna ou romântica. “Para este modelo, o penteado pede ondas descontruídas”.
O especialista dá uma dica que, segundo ele, sempre funciona em relação a ambientes: “Local fechado combina com o cabelo preso, já ambiente aberto permite cachos soltos, com curvaturas naturais. O que não funciona nunca são cachos fechados, que estão bastante ultrapassados.”
Make
O make pode destacar ou detonar a noiva. A sugestão é não apenas optar por um profissional que consiga traduzir e construir a imagem idealizada por ela, como também escolher os melhores produtos disponíveis no mercado que, segundo Thiago, fazem total diferença na hora do resultado final. “Tem muita coisa boa e ruim por aí. Particularmente, gosto muito de utilizar o air brush (técnica de maquiagem em que se utiliza uma pequena pistola ligada a um compressor de ar para produzir os jatos de tinta). Ele dá um acabamento diferenciado na pele e harmoniza a maquiagem”, afirma.
Aliado ao penteado, o make é a grande caracterização da noiva. “A grande sacada do momento é que o natural tem sido visto como bonito em todos os aspectos. Um penteado mais descontruído e uma maquiagem mais leve são permitidos para noivas. O cuidado deve ser apenas para não mudar o rosto, mas construir uma imagem. Este é o trabalho do visagismo”.
Para maquiagem não existem cores proibidas. Tudo é permitido. E como alerta Thiago Oliver, é aí que está o perigo. “Colocar algo que não faça parte da sua personalidade é um erro. Sempre respeite as características da noiva.” E alerta: “Batom vermelho de dia não funciona, assim como cabelo solto com vestido tomara que caia não harmoniza”, finaliza.
Serviço:
Oliver’s Hair Studio – Conceito em Beleza
Unidade Embu das Artes - Rua da Matriz 42, Centro
Tels.: (11) 4241-7071 / 4704-7071 - contato@olivershair.com.br
Site: www.olivershair.com.br