O poder da Primeira AçãoEssa é a regra de ouro para colocar qualquer projeto ou assunto em andamento. Muitas vezes procrastinamos uma atividade indefinidamente pelo simples fato de não termos definido sua "Primeira Ação". Vários clientes meus, após aprenderem esta regra, conseguiram desencalhar projetos antigos, que estavam há muitos meses engavetados e com muita alegria começaram a fluir.
Escolha qualquer assunto que você gostaria de ver evoluindo e pergunte-se: "Qual é a Primeira Ação que precisa ser feita para esse assunto andar?" Procure identificar a Primeira Ação mesmo. Digamos que você há muito deseje comprar um home theater para sua casa. Sempre que passa por uma loja de eletrônicos lembra-se do home theater, mas o projeto não sai da lista dos desejos. A Primeira Ação neste caso muito provavelmente seria: Conversar com um amigo que comprou um e que está super feliz, ou, pesquisar na web quais são as opções, ou entrar em uma loja e saber o que existe. Note que a Primeira Ação invariavelmente é muito simples e você pode executá-la sem maiores dificuldades. Mesmo o projeto mais complexo, como, por exemplo, elaborar o planejamento estratégico dos próximos três anos começa com uma Primeira Ação simples, que pode ser recuperar o plano estratégico anterior ou conversar com o time de marketing e saber o que estão pensando.
Sempre que você tiver um projeto que lhe pareça muito grande, que lhe faça sentir-se cansado só de lembrar o seu nome, se pergunte: Qual é a Primeira Ação? E você verá que a fera se transformará em um inofensivo bichinho de estimação!
Daniel Burd
 | Daniel Burd dedica-se a capacitar profissionais para que possam produzir muito mais com menos stress. Certificado pela David Allen Company, trabalha com a mundialmente aclamada metodologia GTD (Getting Things Done) na sua empresa de consultoria CallDaniel. e-mail: daniel.burd@calldaniel.com.br |