TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

O Rei da alegria “Quando eu não puder pisar mais na avenida, quando as minhas pernas não puderem aguentar levar meu corpo junto com meu samba, o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar.

12/05/2014








“Quando eu não puder pisar mais na avenida, quando as minhas pernas não puderem aguentar levar meu corpo junto com meu samba, o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar. Antes de me despedir, deixo ao sambista mais novo o meu pedido final: Não deixe o samba morrer...” A canção de Alcione expressa genuinamente o que Jair Rodrigues representou para a música brasileira.

Talentoso, irreverente e carismático, é assim que os seus amigos o descrevem. “Ele era um cara festeiro, alegre. Nunca o vi triste em nenhum lugar, sempre feliz, cumprimentando as pessoas, chamando, numa euforia”, disse Zeca Pagodinho em entrevista.

Jair sempre demonstrou ser bem família. O cantor era avô de quatro crianças: Isabela e Laura, filhas de Jair Oliveira com a atriz Tania Khalill, e de Nina e Tony, filhos de Luciana Mello e Ike Levy. Ele era casado há 40 anos com Clodine Melo Rodrigues, chamada por ele carinhosamente de Clô.

Para Jairzinho, seu pai era um grande amigo. “Tive a honra de conviver e aprender com a alegria de um anjo. Muito obrigado, meu pai, por toda sua luz”, disse. Sua filha Luciana lembrou da alegria de viver do cantor. “Acho que Deus realmente devia estar triste lá em cima. Ele quis levar a pessoa mais feliz que existia aqui”, disse. 

Carreira

Nascido em 1939, na cidade de Igarapava, Jair Rodrigues, dono de um largo sorriso e uma bela voz, iniciou sua carreira aos 18 anos de idade, atuando como crooner (cantor popular) em casas noturnas do interior de São Paulo.

Nos anos 60, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como engraxate, mecânico, servente de pedreiro e ajudante de alfaiate, enquanto tentava se estabelecer na música. E foi nessa época que sua carreira deslanchou. Jair passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros, entre eles o “Programa de Cláudio de Luna”, da Rádio Cultura, que lhe rendeu a primeira colocação. 


Em 1962, gravou seu primeiro disco (78 rpm), com duas músicas para a Copa do Mundo do mesmo ano: “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória”, essa última muito executada pela Rádio Record.

Seus primeiros LPs foram “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”, lançados em 1964. Foi quando atingiu grande popularidade com sua interpretação da música “Deixa isso pra lá”, composição de Alberto Paz e Edson Meneses, marcada pela gesticulação que fazia com a palma da mão.

Elis Regina, eterna parceira

O ano era 1965. Ao lado da jovem e talentosa cantora, Elis Regina, que também surgiu dos festivais de música da época, lançou “Dois na bossa”,  LP gravado ao vivo. Devido ao grande sucesso do disco, a dupla Jair e Elis assumiu o comando do programa “O fino da bossa”, produzido pela TV Record (SP), marcando definitivamente seu lugar entre as grandes estrelas da MPB. 

Também com Elis, lançou mais dois volumes da série “Dois na bossa”, em 1966 e 1967, ano em que gravou o LP “Jair”.

Jair pelo mundo

Em 1969, foi a vez de "Jair de todos os sambas” e “Jair de todos os sambas nº2”. Sua popularidade não se restringiu somente ao Brasil, fazendo shows no exterior, em países como Portugal, Alemanha, França, Suíça, Itália, Estados Unidos e Japão.

Apresentou-se com Elis Regina e o Zimbo Trio no Cassino Estoril, em Portugal, no Teatro Famoso na Argentina, e no Cine Ávis em Angola, entre outros espaços.

A década de 1970 foi marcada por muitos lançamentos, ao todo 12 novos LPs, além de se apresentar com Os Originais do Samba no Midem, em Cannes.

 

Homenagens na rede

 

Carlinhos Brown, em nota

"A alegria mãe escolheu o mês de maio para conduzir sua criança às mãos do altíssimo, como lembrança a Deus de como deve ser o mundo através deste pai de ensinamentos, condutor de humanidades e ser de luz. Deus que tudo sabe, compreende a falta que ele nos faz agora, porque nós faremos eternos os seus feitos. Muito obrigado por tudo, até um dia!"

Emicida, rapper, pelo Twitter
"Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor. Triste demais"

Serginho Groisman, pelo Twitter
"A morte de Jair Rodrigues é triste. Além de incrível cantor era ótima pessoa e deixa uma família maravilhosa. Fica em paz, amigo de todos. [...] Família talentosa e alto astral. Saudades Jair Rodrigues."

Preta Gil, pelo Instagram
"Símbolo de uma geração , sinônimo de felicidade , um gênio da MPB, um exemplo de Pai , o marido ideal e o vovô maluquinho!! Esse é Jair Rodrigues !! Aqui fica meu amor e admiração por esse Gênio e muita força e amor para Clodine, Luciana, Jairzinho e toda a família !! Hoje vai ter muita musica e festa no céu!!!"

Rappin" Hood, rapper, pelo Twitter
"Meu Querido Mestre Jair se foi, todo carinho do mundo a ele e a família Oliveira! Obrigado Mestre, eu te amava demais!"

Lenine, cantor, pelo Facebook
Seu Jair é um grande exemplo da máxima "pessimista é um otimista sem experiência".

Tico Santa Cruz, cantor, pelo Facebook
"Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Música Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho Jair! Força e toda solidariedade à família!"

Marcelo Medici, ator, pelo Twitter
"Jair Rodrigues provou que talento, originalidade, integridade, simplicidade e elegância, nunca sairão de moda."

Hélio de la Peña, humorista, pelo Twitter ‏
"Jair Rodrigues: um dos caras mais divertidos da MPB. Nosso primeiro rapper. E ainda plantava bananeiras no palco. Descanse, figuraça!"

Paula Braun, atriz, pelo Twitter
"‏Jair Rodrigues vai fazer um dueto bem lindo com Elis no lugar para onde vão os que são especiais."

*com informações do site oficial Jair Rodrigues




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR