01/03/2011
Em 2010, Cotia foi beneficiada com a implantação do Ponto de Cultura CEACOTUR da SELVA - Sociedade Ecológica Verde Amarelo, a partir do convênio da entidade com a Secretaria da Cultura do Estado de SP e Ministério da Cultura.
Com apoio de diversas outras instituições, como igrejas, associações de bairro e da Prefeitura Municipal através das secretarias de Cultura e Turismo e Educação, ações têm sido desenvolvidas de modo itinerante, para atingir localidades que não tem facilidade de acesso aos bens culturais.
Neste início de ano, foram realizadas mais duas oficinas de confecção e manipulação de bonecos. Apresentações teatrais de bonecos também aconteceram atingindo jovens e crianças que tiveram, muitas pela primeira vez, a oportunidade de assistir a um espetáculo profissional.
No dia 17 de fevereiro, a Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos foi direcionada para cerca de 30 jovens do meio rural, e ocorreu no Parque Fazenda Bichomania, no bairro dos Pires, em Caucaia do Alto; a Bichomania foi parceira da empreitada emprestando o local para a realização da oficina. A Companhia Articularte foi a responsável pela transmissão da técnica, que entusiasmou os jovens participantes.
A bonequeira Surley Valério, da Articularte, surpreendeu-se com a criatividade e animação dos participantes da oficina: "Tivemos vários destaques na hora da manipulação dos bonecos; a turma dessa oficina na Bichomania demonstrou muita criatividade".
Em 26 de fevereiro, a Oficina de Construção e Manipulação de Bonecos, com a técnica de luvas, aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras, em Caucaia do Alto, com 35 participantes, e contou com público variado, como técnicos de programas sociais como Escola da Família, e membros da comunidade como crianças e jovens. A parceria na realização desta oficina foi com a Escola Municipal do Jardim das Oliveiras e a Associação Amigos de Bairro.
A comunidade de Cotia tem sido beneficiada com a execução dos projetos do Ponto de Cultura CEACOTUR da SELVA, não só com a possibilidade de capacitação nas oficinas culturais, mas tendo acesso às manifestações culturais em si. Foram realizadas quatro apresentações de teatro de bonecos em diferentes pontos da cidade, em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo, bem como Educação.
Cerca de 130 crianças da Escola Municipal do Jardim Turiguara encantaram-se com a peça Portinari - Pé de Mulato, que de uma maneira lúdica e comovente contou a trajetória do famoso pintor paulista. Segundo Cássia, a diretora da escola, a apresentação foi muito oportuna pois as crianças tiveram contato com a obra do pintor nas aulas de artes, e agora consolidaram o conhecimento através da peça.
Já no salão da Associação de Bairro do Santa Ângela, em Cotia, na festa das crianças do Centro Educacional Magali do Nascimento Vieira Arias, quase 350 pessoas entre alunos e seus familiares assistiram Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau na versão de teatro de bonecos. A diretora Míriam elogiou a apresentação que, segundo ela, " foi muito bem organizada pela companhia de teatro, eles trazem tudo: o cenário, a iluminação, a aparelhagem de som, aliás, música e estória casaram muito bem, envolvendo todo o público presente.
Outra região de Cotia que teve a oportunidade de assistir teatro de bonecos foi a Escola Municipal Mário Ivo Isaac Pires, em Caucaia do Alto, que recebeu duas sessões, na manhã e tarde, assistidas por cerca de 275 crianças. A peça escolhida foi Trenzinho Villa Lobos, que conta a vida do compositor e maestro brasileiro que encantou platéias seletas no mundo todo.
As crianças acompanharam atentamente o desenrolar da estória, como a menina Francielle, que disse ter gostado "da bolinha e do menino" - o maestro quando criança- ou do garoto Mateus, que vibrou com as andanças do personagem à busca dos mais variados sons. A diretora da escola, Fernanda, declarou que "as sessões de teatro foram um presentão para a comunidade escolar, no sentido de cultura, aprendizado e interação. Tudo muito inovador e lúdico para as crianças."