19/01/2011
Nas últimas vezes em que você ficou preso no trânsito da Raposo, você reparou que a maioria dos carros a sua volta tinham apenas um ocupante a bordo? Já reparou também que boa parte desses carros saem do mesmo lugar (Granja) para ir aos diversos centros comerciais e financeiros de São Paulo, além das faculdades e escolas?
Esta é uma realidade das grandes cidades brasileiras: o carro virou um meio de transporte individual, apesar da maioria poder levar até quatro ou cinco ocupantes com conforto. As consequências são nítidas: engarrafamentos, poluição e estresse. A maioria coloca a culpa no governo: falta transporte público, falta fiscalização, falta manutenção das vias. Mas nem todos pensam no que podem fazer sozinhos.
A carona solidária é o termo dado ao ato de dividir o carro com outras pessoas que possuem origens e destinos semelhantes no caminho diário até o trabalho, faculdade ou escola. Por exemplo, provavelmente há mais de um morador da Granja que trabalhe na região da Avenida Paulista o dia todo. Eles poderiam dividir o carro, fazendo um rodízio entre os veículos deles ou simplesmente usando o mesmo carro sempre e compensando financeiramente o motorista pelo gasto com combustível.
E que vantagem Maria leva? Em primeiro lugar, se cada carro que saísse da Granja para São Paulo levasse mais pessoas (pessoas que originalmente utilizariam seus próprios automóveis), isso significaria uma redução considerável no número de veículos que transitam pela Raposo. Se você acha que não vale a pena, pois sozinho não fará a diferença, lembre-se que dividir o carro com alguém significa também um alívio para o bolso: os ocupantes podem rachar os gastos com gasolina. Pode significar também menos estresse na direção, já que os motoristas muitas vezes se revezam ao volante.
A publicitária Annie Becker fez carona solidária por três anos e meio da Granja para a Vila Olímpia e confirma as vantagens. "Os benefícios, ao meu ver, são vários; desde contribuir com a preservação do meio ambiente, diminuindo o número de automóveis utilizados, até o social. É uma chance de conhecer novas pessoas, interagir e começar o dia bem. A minha experiência não poderia ser melhor, hoje tenho meus amigos de carona", diz. A granjeira acredita que o sistema faz diferença: "Comecei a dar carona para uma pessoa, no final chegamos ao número de cinco passageiros. É uma margem mínima porém já contribuinte para a diminuição de gases poluentes".
Você sabia que em muitos países, como Estados Unidos, Austrália, Noruega e Canadá, existem faixas exclusivas para carros com dois ou mais ocupantes? São as chamadas "high-occupancy vehicle lanes", ou faixas de veículos de alta ocupação. As "HOV", como são conhecidas, são um incentivo à carona solidária. Em horários de pico, elas costumam fluir com muito mais velocidade que as faixas comuns (veja foto abaixo).
E você? Acha que isso contribui para a redução do trânsito? Ou melhor ainda: já pensou em oferecer/pedir carona para outros granjeiros que vão para o mesmo lugar que você?
O Site da Granja já teve projetos para a criação de um canal de pedidos de carona, mas acreditamos que este tipo de parceria deve ser firmada pessoalmente. Se você quer oferecer ou pedir carona, utilize o espaço de comentários para postar seus dados (de onde sai, para onde vai, em quais horários, qual o espaço disponível no veículo, etc.) Mas atenção! Para não ser prejudicado por pessoas mal-intencionadas, confirme as informações fornecidas pelo outro motorista e não marque nenhum tipo de encontro em lugares desertos e à noite. O Site da Granja não se responsabiliza por eventuais incidentes decorridos do contato entre os leitores.
Victor de Andrade Lopes