29/10/2012
No dia 19 de outubro foi assinada a parceria entre a Sabesp e a prefeitura para criação do Polo de Ecoturismo no Morro Grande.
Com a intenção de manter a integridade da reserva e evitar deterioração do local, nos próximos cinco anos, a Sabesp e a Prefeitura de Cotia se unem em torno de um projeto que pretende oferecer o uso e a ocupação adequados da área, com um gerenciamento integrado entre Estado e Município.
A ideia é implantar uma casa do artesão, base da guarda ambiental, posto de saúde, base das secretarias de cultura, turismo, meio ambiente e indústria e comércio, creche, espaço para cursos ambientais e de capacitação profissional.
O contrato garante que tanto a Prefeitura quanto a companhia tenham permissão para usar esses locais na inserção do plano proposto pelo Polo de Ecoturismo, bem como a criação de um gerenciamento compartilhado entre ambos.
Além disso, faz parte desse trabalho a incorporação da comunidade na conservação da reserva e nas estratégias voltadas à sustentabilidade local. O programa foi dividido em duas partes de execução, conforme abaixo:
Primeira Etapa:
- Duas casas para abrigar o posto da Guarda Civil Municipal de Cotia;
- Uma casa para o Posto de Saúde da Família;
- Duas casas para o Centro Educacional.
Segunda Etapa:
- Duas casas para o Centro do Turismo;
- Uma casa para o Centro do Meio Ambiente e Recepção;
- Uma casa para Zeladoria;
- Uma casa para o Núcleo de Educação e Memória da Sabesp.
Tais casas citadas são pertencentes a um núcleo residencial, construído antigamente para alojamento dos trabalhadores que construíram a barragem e a Estação de Tratamento de Água. Já o de Educação e Memória da Sabesp será de responsabilidade da companhia.