05/08/2010
Não é de hoje que ouvimos falar que o consumo de carne vermelha pode ser responsável pelo aparecimento de algum tipo de câncer. Pesquisas não faltam sobre o assunto e são suficientes para colocar muita gente diante de um dilema: comer ou não comer carne?
As opiniões divergem sobre o assunto. Embora a revista britânica "Cancer Research" tenha publicado um estudo sobre a produção de substâncias danosas ao DNA que a carne vermelha gera no intestino e que podem causar câncer, médicos acreditam que não é preciso se tornar vegetariano para prevenir a doença.
A pesquisa comparou as dietas baseadas em carne vermelha e as vegetarianas. O resultado obtido mostrou que os danos ao DNA eram maiores entre os adeptos das primeiras. Segundo os cientistas, os responsáveis por isso seriam os chamados "N-nitrosocompostos", que aparecem no intestino grosso após a ingestão de carne vermelha.
Alguns desses compostos, segundo os especialistas, poderiam se combinar com o DNA, desestabilizando-o e provocando um câncer.
A mesma equipe de cientistas descobriu que as pessoas que comem mais de duas porções de carne vermelha por dia têm três vezes mais chances de desenvolver tumores.
Porém, segundo o nutrólogo Roger Renzo, a carne bovina apresenta um grande valor nutricional. "A carne vermelha é rica em proteínas e fonte de minerais como ferro e zinco, além de fornecer ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12". Roger acredita que a carne vermelha não deve ser eliminada da alimentação, mas é preciso ponderar.
Para o endocrinologista Márcio Mancini a causa do câncer não é a carne vermelha, mas alguns produtos que se formam enquanto ela é queimada. "Aquela parte torradinha da carne do churrasco é que está associada a alguns tipos de câncer".
O ideal é consumir a carne vermelha de três a quatro vezes por semana, mas um bife magro, pois a gordura faz mal ao coração. Além disso, a nutricionista Flávia Pinto Cesar acrescenta ser preciso equilibrar as proteínas. "Muitas pessoas têm o hábito de comer carne bovina, carne branca e ovo em uma única refeição. É preciso saber balancear e optar por apenas um dessas opções a cada refeição", sinaliza.
Fonte: Saúde RPJ e Yahoo! Notícias