22/11/2012
Uma técnica milenar chinesa que une ervas medicinais e óleos especiais começa a ser aplicada na Granja Viana. Conhecida por pindas chinesas, consiste em uma massagem feita com saquinhos de pano recheados com ervas, após a pele ser ungida com óleos ligeiramente aquecidos.
"O óleo morno é fundamental para preparar a pele para absorver os princípios ativos das ervas", explica Márcia Caetano, especialista na técnica. Ainda pouco conhecida no Brasil, as pindas chinesas têm diversas indicações terapêuticas. Entre elas ajudam a equilibrar o sistema respiratório, reduzindo fadigas; contribuem para reduzir constipações e desbloquear o sistema linfático e podem ser importantes para ativar a circulação. Em termos estéticos hidratam e nutrem a pele além drenar toxinas, oxigenar as células e propiciar sensação de relaxamento. Contribuem também para o equilíbrio emocional.
As ervas são colocadas em pequenas trouxas de algodão. Os principais tipos utilizados são lavanda, camomila, jasmim, rosa, néroli (vindo da bergamota), laranjeira, capim-limão, entre outras. Apesar da temperatura morna dos óleos, os especialistas dizem que a massagem pode ser realizada em qualquer época do ano e que no dia a dia pode ser uma alternativa para aliviar o stress. Por isso recomendam um ambiente tranquilo para a realização da massagem.
Segundo Márcia, a massagem com pindas chinesas pode ser feita em qualquer pessoa sem restrição de idade. O único cuidado que ela recomenda é evitar a prática quanto a pessoa estiver com febre. Márcia atende em um espaço recém-inaugurado na Avenida São Camilo.
Serviço:
Massagem com pindas chinesas
Local: Espaço Kairós
Endereço: Avenida São Camilo, 899, sala 20
Tel: 4612-4230
E-mail: espacokairosestetica@hotmail.com