27/05/2010
Quem trafega pela Rodovia Raposo Tavares todos os dias se expõe a todos os malefícios que a poluição pode causar, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções, além de doenças crônicas. Nesta época do ano o problema se agrava devido ao clima seco.
Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou que a partir de janeiro de 2011 os veículos terão que sair de fábrica com o motor adaptado a um novo tipo de óleo diesel, bem menos poluente que o atual. O novo diesel, chamado de S-50, contém 90% menos enxofre que o produto vendido nas bombas hoje.
O Ministério Público Federal já está processando a Petrobrás, porque a empresa ainda não iniciou a produção do novo diesel em larga escala e as montadoras que não adaptaram os seus motores para cumprir essa determinação.
Apesar de existirem motores e tecnologia disponíveis, além de prazo suficiente para realizar as devidas mudanças, evidencia-se um enorme descaso com a saúde pública. A Petrobras admitiu que pode ter o produto, mas só para os carros novos, a empresa alegou que é muito caro produzir esse diesel. As montadoras afirmaram que não terão o motor exigido, apesar de o fabricarem para a exportação.
A verdade é que estamos numa visível disparidade em relação aos outros países. Nas grandes cidades do Brasil o diesel possui 500 partes de enxofre por milhão e a Europa já está exigindo diesel com apenas dez partes de enxofre por milhão, o S-10.
COMO EVITAR A FUMAÇA PRETA
Mantenha o motor do seu veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você prolonga a vida do motor e economiza combustível.
Evite transitar por vias congestionadas, procurando, sempre que possível caminhos alternativos. O anda e para do trânsito congestionado aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Procure utilizar meios de transporte coletivo, sempre que possível.
Se o seu veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante.
Quando parado no tráfego, não acelere seu veículo desnecessariamente. Acelerando, você aumenta a emissão dos poluentes.
Observe o período de troca do(s) filtro(s) de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.
A Cetesb quer ser mais rigorosa na fiscalização de veículos a diesel e vai usar o opacímetro, que consegue identificar a emissão de fumaça acima do padrão, mesmo que ela seja imperceptível ao olhar humano, e promoverá blitz "caça-fumaça" em toda a Região Metropolitana. Mas não há data para o início. O valor da multa hoje é de R$ 985,20.
Marina Novaes