21/08/2014
A utilização do óleo de cozinha é muito comum, mas a forma como as pessoas jogam este resíduo fora nem sempre é a correta. Pensando em alertar a população sobre os riscos ambientais gerados pelo descarte incorreto, as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação criaram uma ação integrada para promover os Ecopontos de coleta localizados na rede municipal de ensino, espalhados por diferentes regiões da cidade.
Mais de 65 escolas, todas identificadas como Ecoponto, já têm o coletor para receber o óleo de cozinha usado. Na região da Granja, a mais próxima é a Escola Municipal Jardim do Engenho, localizada na Rua das Doninhas, 14 – Jd Engenho. A lista completa dos Ecopontos você encontra clicando aqui.
O objetivo principal é fazer com que as crianças multipliquem essa ação de conscientização, alertando os pais sobre a importância de descartar o óleo adequadamente. Para apoiar essa campanha, a Secretaria do Meio Ambiente criou adesivos para garrafas PET para motivar as crianças e cartazes explicativos que serão afixados em pontos de grande movimentação.
Como funciona
O trabalho de coleta acontece de forma simples. Um tambor é deixado na escola coletora, no qual será depositado o óleo de cozinha usado, que deve ser levado pela população dentro de garrafas recicláveis (PET). O óleo, que deverá estar frio, será depositado dentro dos recipientes coletores que, uma vez cheios, serão encaminhados à empresa responsável pela reciclagem, que fará o encaminhamento do resíduo para a reutilização. As garrafas PET usadas para levar o óleo para o Ecoponto também são recolhidas pela coletora.
Palestras sobre reciclagem
Além da colaboração no processo de coleta, as instituições de ensino participantes também recebem palestras informativas sobre o processo de reciclagem, ressaltando a valia tanto para a escola quanto para o meio ambiente. Cada litro de óleo recebido gera um lucro, que é revertido à Associação de Pais e Mestres da escola integrante.
Dicas para descartar o óleo de cozinha:
O descarte incorreto do óleo de cozinha em solos e águas danifica o meio ambiente. Uma vez destinado da forma certa, esse material será transformado em matéria prima e encaminhado para a produção de biodiesel. Por isso, se ligue nas dicas:
Deixe o óleo esfriar;
Não misture com água;
Não precisa coar;
Coloque em uma garrafa PET;
Mantenha longe do fogo;
Mantenha fora do alcance de crianças e animais;
Leve ao Ecoponto na escola mais próxima.
A lista completa dos Ecopontos você encontra clicando aqui.